Os organizadores do concurso ''Ciranda de Poesia'', promovido pela Biblioteca Pública de Londrina, divulgaram os nomes dos vencedores na última quarta-feira. Para atrair o público, a programação contou com duas noites de recitais, que reuniram cerca de 300 entusiastas nas poltronas do Teatro Zaqueu de Melo.
O concurso foi criado no ano passado, idealizado pela escritora e poeta Nina Cardoso com o objetivo de estimular a prática da leitura e a produção poética local. Nesta segunda edição, abrangeu 5 categorias: infantil (até 10 anos), infanto-juvenil (de 11 a 15 anos), juvenil (de 16 a 20 anos), adultos (de 21 a 60 anos) e de terceira idade (para aqueles com mais de 60 anos).
Após dois meses de avaliação dos 506 trabalhos inscritos, a comissão de ''pré-jurados'' do concurso formada por poetas locais, professores, músicos, entre outros selecionou as dez melhores poesias de cada categoria. Os vitoriosos da noite de anteontem, porém, foram escolhidos na hora por um outro corpo de jurados.
Na categoria Infantil, o primeiro lugar ficou com o poema ''Esperança'', de Larissa Vicente Belieiro; seguido do poema ''Londrina'', de Patrícia Kreling Vezozzo; e ''Cotidiano'', de Amanda Lemos Ferraz de Almeida. O prêmio de melhor intérprete foi para Carla Cristina Vicente, com a apresentação do poema ''As Bolas''.
Na categoria Infanto-Juvenil, o vencedor foi o poema ''Terra Brasilis'', de Francisco Quevedo Camargo. O segundo posto foi abocanhado pelo poema ''Pintando com Gotas de Chuva'', de Ana Claudia Aparecida Bueno. O terceiro lugar ficou com o poema ''Faces'', de Mariana Heffer Pessoa. O prêmio de melhor intérprete foi para o já citado Francisco Quevedo Camargo.
Na categoria Juvenil, o poema ''Esclarecimento'' deu vitória a Rafael Borges Ardiles. Para o segundo lugar, foi eleito o poema ''Aula de Química'', de Aline Kalçovick Antunes. Para o terceiro posto, foi escolhido o poema ''Comodidade'', de Franciela Silva. O prêmio de melhor intérprete foi para Aline Kalçovick Antunes.
Na categoria Adulto, o poema vencedor foi ''A Lida de Maria'', de Liliane Maria Trevisan. O segundo lugar ficou com o poema ''Se Soubesse'', de Antonio de Almeida e Siva Moreira. Já na terceira colocação figurou o poema ''Eternidade'', de Lourdes Cabral de Lima. O prêmio de melhor intérprete foi para Elaine da Silva Machado, com a apresentação do poema ''Flores de Setembro''.
A inédita categoria de Terceira Idade contemplou o poema ''A Bíblia'', de Manoel Ribeiro de Camargo, com o primeiro lugar. Em segundo posto ficou o poema ''O Tesouro de Alexandria'', de Neuza Cavalcanti Marcolino. E para a terceira colocação foi selecionado o poema ''Pé na Estrada'', de Adolfo A. Rossi. O prêmio de melhor intérprete ficou com Débora Santos Camargo, que apresentou o poema ''A Bíblia''.
O júri escalado para julgar, na hora, quem merecia ganhar foi formado pela escritora e poetiza Lígia Araújo; o poeta londrinense e membro da Academia de Cultura do Paraná João Antônio Menegasse; a diretora da Biblioteca Pública de Jacarepaguá (RJ) Alaíde; e o membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de Londrina Leonilda Yvonete Spina.
Os primeiros lugares de cada categoria foram agraciados com uma placa comemorativa à data, além de quatro livros. Os segundos lugares receberam três livros, enquanto que os terceiros lugares levaram dois volumes. Os melhores intérpretes também faturaram dois volumes cada. Os textos vencedores estarão expostos, durante todo o mês de novembro, na Biblioteca Pública de Londrina.

mockup