Concha Acústica faz 64 anos neste sábado (1) e ganha instalação composta de um verso e intervenções musicais que acontecem ao meio-dia e às 18h30
Concha Acústica faz 64 anos neste sábado (1) e ganha instalação composta de um verso e intervenções musicais que acontecem ao meio-dia e às 18h30 | Foto: Gustavo Carneiro

Cenário fundamental da paisagem urbana londrinense, a Concha Acústica completa 64 anos de construção neste sábado, 1º de maio. Projetada pelo arquiteto Henrique Mindlin e construída pelo engenheiro José Augusto Queiroz, a obra inaugurada em 1957 foi pensada como uma variação dos tradicionais coretos que existiam em quase todas as cidades brasileiras naquela época. Para celebrar o aniversário do monumento que se tornou um dos principais palcos da cidade, o Ciclo - Circuito de Artes e Conceitos de Londrina - promove no local uma instalação artística idealizada pelo artista plástico Danillo Villa. Trata-se de uma faixa com 30 metros de altura içada por um guindaste que promoverá um voo na vertical das palavras do verso “Eu te darei o céu meu bem”.

Imagem ilustrativa da imagem Concha Acústica faz 64 anos e ganha instalação artística
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

A instalação pode ser vista pelos passantes até às 20h, sem a necessidade de aglomeração no local. Ao meio-dia e às 18h30, acontecem duas intervenções musicais ao som de “Londrina”, a valsa composta pelo londrinense Arrigo Barnabé. Batizada de Ciclo na Concha, as intervenções musicais serão transmitidas ao vivo no Facebook (www.facebook.com/circuitoarteconceitolondrina). A iniciativa tem como objetivo provocar o encantamento do público em um dos momentos mais difíceis de enfrentamento da pandemia e, de certa forma, valorizar a sensação de pertencimento a um espaço vital da cidade de Londrina. Além da instalação da faixa poética, o festival também criou uma iluminação cênica para valorizar e envolver a arquitetura do espaço, em um afago coletivo e visual.

O artista visual Danillo Villa homenageia a Concha a partir do verso "Eu te Darei o Céu Meu Bem"
O artista visual Danillo Villa homenageia a Concha a partir do verso "Eu te Darei o Céu Meu Bem" | Foto: Divulgação

Danillo Villa destaca que o fato de a instalação ser no coração de Londrina, onde tantos eventos aconteceram, anuncia a necessidade de sairmos da crueza dos dias que seguem, reivindicando espaços abertos e ares renovados, concretamente, também no campo das ideias. “A frase [usada na faixa poética], que é recorrente e estruturante de outros trabalhos meus, se transmuta também em postais, cartões de visitas, fotografias, performances e objetos, procurando sempre uma nova formalização para reaparecer, indicando um esforço contínuo de reconhecimento das forças individuais e coletivas envolvidas na manutenção das delicadezas”, afirma o artista plástico que é Doutor em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e chefe da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina desde 2011.

O Ciclo na Concha contará ainda com a produção de cartões postais com uma imagem criada pelo artista Danillo Villa, intimamente ligada ao contexto da ação artística, que serão distribuídos como um presente aos moradores e comerciantes da região. A intervenção também será registrada pela equipe num minidocumentário que tem como objetivo de ressaltar o esforço na realização de algo poético em meio ao caos instalado pela crise provocada pela pandemia.

O Ciclo é um projeto idealizado pela Palipalan Arte e Cultura, um festival multidisciplinar com patrocínio da Copel e Unicesumar através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio institucional da Superintendência Estadual de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Londrina. Respeitando os protocolos de saúde adotados durante a pandemia de Covid-19, os organizadores do evento recomendam que o público assista à intervenção sonora pela internet e, aos que passarem pelo local, que vejam a instalação de longe para evitar aglomerações. O evento conta com o apoio da Folha de Londrina.

Serviço:

Ciclo na Concha - Intervenção artística com Danillo Villa

Quando - Sábado (1º), das 10h às 20 horas

Onde – Concha Acústica de Londrina

Gratuito

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1