A Ca­pe­la San­ta Ma­ria, um dos ­mais no­vos es­pa­ços cul­tu­rais da pre­fei­tu­ra de Cu­ri­ti­ba, re­ce­be ho­je e ama­nhã ­dois con­cer­tos de mú­si­ca de câ­me­ra pa­ra quar­te­to de pia­no e cor­das. O ­Trio ­Krug-Van­zel­la-­Savytzky e o vio­lis­ta con­vi­da­do Re­na­to Ban­del exe­cu­tam ­obras de Jo­han­nes ­Brahms e Ro­bert Schu­mann, ­dois re­pre­sen­tan­tes do pe­río­do ro­mân­ti­co.
  En­tre as in­te­gran­tes do ­trio es­tá a vio­lon­ce­lis­ta cu­ri­ti­ba­na Adria­ne ­Savytzky, que nas­ceu em uma fa­mí­lia de ar­tis­tas. To­cou nas ­mais im­por­tan­tes or­ques­tras do Sul do Bra­sil e ho­je re­si­de em Salz­bert, na Áus­tria, on­de ocu­pa o car­go de pri­mei­ro vio­lon­ce­lo da Salz­burg Cham­ber So­loists.
  A vio­li­nis­ta Fer­nan­da ­Krug e a pia­nis­ta Pa­tri­cia Van­zel­la com­ple­tam o ­trio, for­ma­do em São Pau­lo no ano pas­sa­do. Ao la­do do vio­lis­ta Re­na­to Ban­del fa­rão um con­cer­to em ­duas par­tes: a pri­mei­ra con­ta­rá com ‘‘Quar­te­to op.25 em Sol ­menor’’, de Schu­mann, en­quan­to a se­gun­da se­rá des­ti­na­da a ‘‘Quar­te­to op.47 em Mi be­mol ­maior’’ de ­Brahms.
  As pe­ças se­le­cio­na­das es­tão en­tre as ­mais re­pre­sen­ta­ti­vas do pe­río­do ro­mân­ti­co, se­gun­do o pro­du­tor Os­wal­do E. Ara­nha, que nes­tes con­cer­tos dá con­ti­nui­da­de a seu pro­je­to ini­cia­do no ano pas­sa­do, com so­na­tas pa­ra vio­li­no e pia­no. ‘‘Co­me­cei com duo e ago­ra es­tou apre­sen­tan­do con­cer­tos pa­ra quar­te­to. São des­do­bra­men­tos da mú­si­ca de câ­me­ra. ­Quem sa­be em ou­tro mo­men­to eu não fa­ça com um sex­te­to?’’, co­gi­ta.
  Se­gun­do ele, o for­ma­to des­tes con­cer­tos são apro­pria­dos pa­ra re­pre­sen­tar a fa­se ro­mân­ti­ca da mú­si­ca clás­si­ca. ‘‘Es­ta for­ma­ção de quar­te­to ga­nhou vul­to no pe­río­do ro­mân­ti­co. É um ti­po de mú­si­ca que se fez ­mais pre­sen­te na ­época’’, ex­pli­ca. Na sex­ta-fei­ra os mú­si­cos rea­li­zam no lo­cal uma mas­ter-­class gra­tui­ta e aber­ta a mú­si­cos de qual­quer re­gião. No do­min­go ha­ve­rá um no­vo con­cer­to, ape­nas com o ­trio, às 11 ho­ras no Tea­tro Po­si­ti­vo, com ­obras de ­Haydn e Piaz­zol­la.

mockup