A Catedral Metropolitana volta a ser palco hoje para mais uma atração do 32º Festival de Música de Londrina, desta vez com o intitulado ''Concerto de Encerramento'', embora o evento tenha continuidade até sábado com as atividades do 2º Encontro Paranaense de Composição Musical.
A obra do compositor alemão Ludwig Van Beethoven (1770-1827) será o destaque da apresentação, às 20h30, que terá a Orquestra Sinfônica da UEL, Coro e solistas convidados. As primeiras peças da noite serão regidas por alunos do curso de Regência de Orquestra, conduzido pelo maestro japonês Daisuke Soga.
A abertura da ópera ''A Noite do Castelo'', de Carlos Gomes, inicia o programa sob a batuta de Rafael de Abreu Ribeiro. Em seguida, os músicos interpretam o balé ''As Criaturas de Prometeu'' (Opus 43), de Beethoven, sob regência de Fernanda Adelina Lastra. Na sequência, executam dois movimentos da ''Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior'' (Op. 55), a ''Sinfonia Heróica'', como ficou conhecida a peça de Beethoven. A regência ficará por conta de Felipe Alves Ayala e Bruno Bastos do Nascimento.
Daisuke Soga assume a batuta na execução de dois movimentos (''Kyrie'' e ''Gloria'') da obra ''Missa em Dó Maior Opus 86'', também de Beethoven. Essa interpretação contará com a Osuel, músicos convidados, coro adulto do Festival formado por 120 vozes (sob regência do argentino Nestor Zadoff), além de quatro cantores solistas - a soprano Nádia Zanotello, a mezzo-soprano Elaine Martorano, o tenor João Miguel Ayub e o baixo Davy Chaves.
A peça ''Sinfonia Phoenix'', composta pelo maestro japonês para homenagear o Teatro Ouro Verde, será executada na parte final do concerto após sua primeira execução no último domingo no Anfiteatro do Zerão.

mockup