O pianista Álvaro Siviero desembarca em Londrina junto com a Sinfonia Rotterdam, uma das mais tradicionais orquestras da Europa, para o concerto "Grandes Clássicos". Sob regência do maestro Conrad van Alphen, a apresentação será nesta sexta-feira (21), às 20h, no Teatro Ouro Verde, e faz parte de uma série de concertos que o artista tem feito pelo Brasil com a orquestra. No Paraná, já passou por Curitiba e, depois de Londrina, vai para Maringá e encerra na Holanda. O concerto é viabilizado pela Artesalis Arte e Cultura por meio da Lei Rouanet e MinC (Ministério da Cultura).

O pianista Álvaro Siviero se apresenta em Londrina com a Sinfonia Rotterdam: composições  de Strauss, Grieg e Beethoven estão no repertório
O pianista Álvaro Siviero se apresenta em Londrina com a Sinfonia Rotterdam: composições de Strauss, Grieg e Beethoven estão no repertório | Foto: Acervo pessoal



No repertório, haverá composições de Johann Strauss (Overture "Die Fledermaus"); Edvard Grieg (Concerto para piano e orquestra em lá menor, Op. 16); e Ludwig van Beethoven (Sinfonia nº 7 em lá maior, Op. 92). A história das composições, assim como a sua utilização em filmes clássicos, será apresentada pelo pianista durante todo o espetáculo, que tem o objetivo de valorizar a cultura e o conhecimento pela expressão da boa arte. Com especialização na Universität für Musik und darstellende Kunst, de Viena, e na Hochschule Mozarteum, em Salzburgo, Siviero já atuou como solista em orquestras como a London Festival, Budapest Chamber, The City of Prague Philharmonic, Academica de Madrid e I Musici de Montreal.

Entre 2004 e 2006, na Argentina, Siviero foi convidado a participar de eventos de divulgação da música erudita do Paraná e de integração cultural do Cone Sul. Ainda em 2004, tocou na abertura da edição inaugural do Prêmio Jorge Amado - Prêmio Nacional às Artes, ao qual também foi um dos indicados. Em 2007, foi convidado a se apresentar em concerto exclusivo para o Papa Bento XVI durante a visita do sacerdote ao Brasil. Durante o recital, apresentou composições de autores alemães, poloneses e brasileiros.

Já o maestro sul-africano Conrad van Alphen ganhou popularidade pela sua maneira intensa de ensaiar e se apresentar. Sob sua liderança, a Sinfonia Rotterdam tornou-se uma das principais orquestras na Holanda e, hoje, realiza cerca de 30 concertos por ano em toda a Holanda e exterior. A orquestra é a única do país que possui uma série regular de concertos dentro de um dos templos da música clássica mundial: o Concertgebouw, em Amsterdã. Os músicos possuem experiência em música orquestral e de câmara, formando um conjunto interativo com mais de 40 integrantes.

SERVIÇO:
Álvaro Siviero e Sinfonia de Rotterdam - Concerto Grandes Clássicos
Quando: Sexta-feria (21), às 20h
Onde: Teatro Ouro Verde (rua Maranhão, 85)
Quanto: R$ 100 (ingressos à venda no Colégio Navegantes - rua Ibiporã, 742)*

*A renda da bilheteria em Londrina será revertida para obras de ampliação do Colégio Navegantes
* O concerto tem o apoio do GRUPO FOLHA DE COMUNICAÇÃO