Cantigas de roda que encantam gerações e obras de Mozart e Villa-Lobos integram o programa do concerto “O Mundo Mágico da Música”, que será apresentado neste final de semana. O evento reúne no mesmo palco o Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, o percussionista Marcello Casagrande, os jovens do Coral Infantil União para a Vitória e a divertida palhaça Adelaide, personagem da atriz Juliana Galante. As apresentações acontecem no sábado (11), às 17 horas, e domingo (12), às 10 horas, no Espaço Villa Rica.

"O concerto será mágico e tem como objetivo desmistificar o universo da música clássica para as crianças, ao mesmo tempo em que levará os adultos para uma viagem ao tempo em que eram crianças e brincavam com as cantigas populares”, comenta Irina Ratcheva, coordenadora da XI Mostra de Música de Câmara, responsável pela promoção do concerto. Ela reforça que as cantigas populares são brincadeiras perfeitas para os momentos em família. “A partir da escuta delas é possível brincar, desenvolver a imaginação, a musicalidade, linguagem oral e memória, e entrar em contato com a cultura popular em sua essência”, enfatiza.

MÚSICA DE QUALIDADE

A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, sob direção de Evgueni Ratchev, é considerada um dos grupos camerísticos mais conceituados do país. Em seu repertório amplo e original, constam grandes obras de compositores brasileiros e internacionais. Contabiliza mais de 450 concertos realizados desde a sua fundação. O grupo atua no cenário nacional erudito e desenvolve seus projetos com objetivo de executar música de qualidade e ao mesmo tempo participar de um movimento que descentraliza o acesso à cultura para formar novos públicos.

Natural de Londrina (PR), o percussionista Marcello Casagrande graduou-se em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina e concluiu seu Mestrado em Percussão – Performance pela University of Missouri - Columbia (USA). Atualmente é percussionista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL)e integra o Duo Clavis, juntamente com o pianista Mateus Gonsales.

A atriz Juliana Galante é quem dá vida à palhaça Adelaide. Juliana é pesquisadora e educadora, e faz parte do elenco do Plantão Sorriso, organização que visita hospitais em Londrina há 26 anos. Além disso, é produtora na Grita Cia. de Palhaças e criadora da palhaça Adelaide e seus espetáculos. O Coral Infantil União para a Vitória é formado por crianças que participam de atividades socioeducativas no contraturno escolar promovidas pelo Instituto União para a Vitória na zona sul de Londrina.

Leia mais: Filo volta à cena em Londrina entre 15 e 26 de junho

Durante o evento, a organização estará recolhendo livros infantis para a Campanha da Unimed Londrina. Todos podem participar deste ato solidário doando um livro infantil no dia do concerto, e desta forma ajudar os alunos de duas escolas municipais da cidade: Francisco Aquino Toledo, do distrito de São Luiz, e Machado de Assis, do patrimônio Três Bocas.

A XI Mostra de Música de Câmara “Diálogos: a Música no Brasil e no Mundo” conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Serviço:

Concerto "O Mundo Mágico da Música" - com Quinteto de Cordas "Solistas de Londrina", Marcello Casagrande (percussão), Coral Infantil União para a Vitória e Palhaça Adelaide

Quando - Sábado (11), às 17h e domingo, às 10h

Onde - Espaço Villa Rica (Rua Piauí, 211)

Quanto - R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)

Pontos de venda - O Armazém Café (Rua Belo Horizonte, 701) e Sympla (www.sympla.com.br)

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1