Concerto pela libertação do Tibete
Concerto pela
libertação
do Tibete
Maior concerto pop da década acontece no próximo fim de semana em Washington
Ricardo Bairos
Planet Pop/AE
ReproduçãoR.E.M.: entre as atrações do concertoO concerto beneficente mais importante dos anos 90 vai ter em sua edição deste ano uma das programações mais significativas em termos de pop nos últimos tempos. O Tibetan Freedom Concert, que foi realizado em 1996 em São Francisco e 1997 em Nova York, desta vez vai ser no RFK Stadium, em Washington, D.C., nos dias 13 e 14. Entre os nomes que vão tocar em favor da libertação do Tibete, estão os grupos Pulp, The Verve, Luscious Jackson, R.E.M., Radiohead, Beastie Boys (os organizadores do evento) e A Tribe Called Quest.
Outros artistas e grupos que vão subir nos palcos do evento para dar apoio à causa do Tibete são a Dave Matthews Band, a cantora Patti Smith, Beck, Blues Traveler, Chaksam-Pa, Tracy Chapman, Wyclef Jean (do Fugees), Kraftwerk, KRS-One, Sean Lennon, Pearl Jam e Sonic Youth. Também estão na lista de participantes Herbie Hancock and the Headhunters, Live, MoneyMark, Mutabaruka e The Wallflowers. Os 110 mil ingressos disponíveis para os dois dias de shows foram vendidos em apenas seis horas, no início de maio. Os melhores momentos das edições passadas estão registrados em um álbum duplo ao vivo, lançado no fim de 1997.
ReproduçãoRadiohead: dando força à causa do TibeteEste ano, os organizadores do show (Adam Yauch, dos Beastie Boys, e seus companheiros do Milarepa Fund) vão levar a celebração anual de música e direitos humanos para a capital dos Estados Unidos com o objetivo de aumentar a conscientização dos norte-americanos para o problema do Tibete. Os concertos fizeram com que muita gente ficasse sabendo da situação do Tibete, principalmente as bandas que participaram e seu próprio público, afirmou Mike D, baterista dos Beastie Boys, em entrevista à Planet Pop. Este é o principal objetivo, fazer com que o Tibete consiga sua liberdade.
A idéia é que o governo do presidente Bill Clinton também sinta-se pressionado e tome alguma atitude em relação à China, o país invasor do Tibete. Os Estados Unidos, por conta da importância de sua relação econômica com os chineses, praticamente não tomam parte nos assuntos internos deles. Por sinal, a China ameaçou não permitir que nenhum artista que participe do Tibetan Freedom Concert entre no país. Acho que foi uma coisa positiva para nós, uma espécie de reconhecimento de que estamos realmente ameaçando a questão, disse Mike D. Por outro lado, mostra ao mundo ocidental que se eles estão tentando nos silenciar aqui, imagine como são as coisas por lá.
O Milarepa Fund, que organiza os shows, é uma instituição sem fins lucrativos que desde 1994 promove a compaixão e a não-violência universal. O grupo vai promover no dia 15, na frente do Capitólio, um protesto em prol da libertação do Tibete, com a participação de ex-presos políticos, como Palden Gyatso, que ficou 33 anos detido pelo governo da China. Shows com atrações-surpresa estão previstos. Para Adam Yauch, é muito sério o que está acontecendo por lá em termos de direitos humanos.
Os representantes do Milarepa Fund também vão entregar na Casa Branca centenas de milhares de cartões-postais com pedidos para que o presidente dos Estados Unidos interceda na questão do Tibete. O protesto vai ser poucos dias antes da data marcada para o início da visita oficial de Bill Clinton à China. A eventual participação do dalai-lama no Tibetan Freedom Concert não foi anunciada até agora - ele não esteve presente em nenhuma das edições anteriores do evento.





