Há 27 anos na regência da Osuel (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina), o maestro Evgueni Ratchev se despede do cargo neste sábado (13), às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde, no segundo concerto da temporada 2023. Natural da Bulgária, Ratchev atua como spalla (principal violinista da orquestra e chefe do naipe dos primeiros-violinos). O concerto terá a participação especial do renomado violinista brasileiro Daniel Guedes.

No programa, a abertura da opereta O Morcego, de J. Strauss II, o Concerto Nº 5 para violino e Orquestra, em lá maior, KV 219 de W. A. Mozart e a Sinfonia nº 4, em Fá Menor, op. 36, de P. Tchaikovsky.

A leveza da abertura da opereta e o lirismo do concerto para violino serão contrastados com uma das obras sinfônicas mais dramáticas já escritas, numa rara oportunidade de se apreciar obras tão ricas de significados, sejam eles puramente musicais ou numa profunda simbiose sons-sentimentos.

Com alguns dos temas musicais mais conhecidos, a Abertura Die Fledermaus (O Morcego) é escrita como uma típica abertura operística, com os temas principais da história sendo apresentados ao ouvinte, numa espécie de resumo da obra.

A segunda obra da noite será o concerto para violino e orquestra. Conhecido como “turco”, pelas peculiaridades do terceiro movimento, a obra explora tanto as possibilidades técnicas quanto o intenso lirismo que o violino, instrumento no qual Mozart era virtuoso executante, pode oferecer.

Encerrando o programa a sinfonia mais dramática escrita pelo compositor russo Tchaikovsky. Uma espécie de descrição de seus próprios conflitos interiores, esse verdadeiro documento autobiográfico nos apresenta a mão forte do destino na vida de um homem que lutou durante toda sua existência, pelo reconhecimento de sua obra e contra todos os conflitos que sua homossexualidade lhe trouxe em face da sociedade na qual estava inserido.




Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL
Data: 13/maio, sábado
Horário: 20h30
Local: Cine Teatro Universitário Ouro Verde
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) à venda no Teatro Ouro Verde, de segunda a sexta-feira (das 14h às 17h e 18h às 20h) e no dia 13, a partir das 14h até o início do concerto.


======
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1