Concerto de Osuel traz obras de Bizet, Tchaikovsky e Mozart
Apresentação nesta quinta(05) e sexta-feira (06) terá a participação especial do violoncelista Rafael Cesário
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 04 de junho de 2025
Apresentação nesta quinta(05) e sexta-feira (06) terá a participação especial do violoncelista Rafael Cesário
Reportagem local 

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) dá continuidade à Temporada Ouro Verde 2025 com o segundo concerto da Série Arábica, que será apresentado nesta quinta (05) e sexta-feira (06) às 20h30, no Teatro Ouro Verde. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma https://osuel.pagtickets.com.br/
Sob a regência do maestro Rossini Parucci, o concerto apresentará obras de três grandes compositores de música clássica: Bizet, Tchaikovsky e Mozart. Destaque para a participação do solista convidado, o violoncelista Rafael Cesário. Nascido em São Paulo, Rafael Cesário é reconhecido por suas especificidades, apresentando-se com excelência em repertórios clássicos, contemporâneos e populares, tendo se apresentado como solista à frente de várias orquestras no Brasil.
A abertura do concerto será com a Suíte da Ópera Carmen, de Georges Bizet, apresentada em arranjo para quinteto de sopros assinados por Jean-François Taillard. Com melodias que atravessaram os séculos — como a Habanera e o tema do Toréador — a suíte reúne momentos vibrantes e líricos da famosa ópera francesa.
Na sequência, o público poderá apreciar as Variações sobre um Tema Rococó, Op. 33, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, interpretada por Rafael Cesário. A obra homenageia o estilo clássico de Mozart e exige grande virtuosismo do solista, alternando passagens elegantes e longas com momentos de lirismo intenso.
Encerrando o concerto, a Sinfonia nº 40 em Sol menor, K. 550, de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das obras mais emblemáticas do repertório sinfônico. Dividida em quatro movimentos, uma peça expressa com intensidade e sofisticação o drama e a genialidade de Mozart em sua fase madura.

SOBRE RAFAEL CESÁRIO
Natural de São Paulo, Rafael Cesário iniciou seus estudos de violoncelo em 2005, com Eduardo Bello. É bacharel pela Faculdade Santa Marcelina (2010), mestre pela USP (2015) sob orientação de Fábio Presgrave e pós-graduado pelo Conservatoire du Val de Biévre (Paris), onde estudou com Romain Garioud.
Reconhecido por suas peculiaridades, Rafael já se apresentou como solista frente a orquestras como a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, entre outras. É membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, professor do Instituto Baccarelli e primeiro violoncelo convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Sua discografia inclui os álbuns Um Outro Adeus (2021), Meu Brasil (2022), Variações de Beethoven (2021), Seis Partitas Latino-Americanas para Violoncelo Solo de Arthur Barbosa (2024) e Música para Cordas de Almeida Prado (2023), disponíveis nas principais plataformas de streaming.
* Com assessoria.
SERVIÇO:
Concerto da Osuel - Temporada Ouro Verde 2025 Série Arábica
Quando: quinta (05) e sexta (06)
Onde: Teatro Ouro Verde
Horário: 20h30
Regente: Rossini Parucci
Solista: Rafael Cesário (violoncelo)
Entradas: https://osuel.pagtickets.com.br/


