O Projeto de Música Antiga da Universidade Estadual de Londrina Neuma e Ars Mensurabilis volta a apresentar hoje o concerto ''O Banquete'', às 20h30, no Cine-Teatro Ouro Verde. O espetáculo mescla a performance musical com textos e figurino histórico, para retratar o ''Banquete do Pavão'' ou ''Banquete do Voto'', realizado em 1454, em Lille, na França.
O célebre banquete, comandado por Philipp, O Bom Duque de Borgonha, reuniu toda a nobreza européia para uma nova cruzada contra os muçulmanos que invadiram Constantinopla em 1453. O Neuma e Ars Mensurabilis apresentam um banquete que comenta com humor o encontro promovido pelo Duque da Borgonha, baseado nos escritos de dois cronistas da época (Mathieu d'Escouchy e Olivier de la Marche).
O programa do concerto traz peças de século XV, canções gregorianas, danças, canções de Dufay, Binchois e música instrumental. Os instrumentos utilizados no concerto (alguns adquiridos através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura) são harpa gótica, vièle-à-roue, flautas Ganassi, alaúde e percussão.
Estarão no palco esta noite os músicos Anderson Paísca, Anne Karoline Guidotti, Bethânia Paranzini, Fernanda Castelo Branco, Jean Campos, Lecy Quiles, Marcos Paulo de Brito, Pedro Augusto Silva, Regiane Coleraus e Rubiane Rosa, sob direção musical de Elimar Plínio Machado.
Esta apresentação de ''O Banquete'', aberta ao público, é o segundo concerto de 2003 da Temporada Ouro Verde de Música Antiga.
SERVIÇO:
''O Banquete'' Concerto do Projeto de Música Antiga da UEL. Hoje, às 20h30, no Cine-Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85), em Londrina. Direção musical: Elimar Plínio Machado. Figurinos: Karina Cuellar e Naomi Nagamatsu. Entrada franca.