A Cia Nua apresenta pelas ruas de Londrina nesta segunda (19) e terça-feira (20) o espetáculo como ‘Como Dançar Junto’ integrando a programação do FILO - Festival Internacional de Londrina. O evento segue a tradição do festival de levar intervenções artísticas gratuitas pela cidade, sendo que nesta segunda-feira a primeira apresentaçãio será no Calçadão, às 11h30, e na terça-feira no Zerão, às 19h. O espetáculo “Como Dançar Junto”, transforma os espaços públicos com um movimento que vibra com o ritmo da cidade, além de atravessar os olhares de seus espectadores, que incluem os transeuntes.

A direção geral e de movimento do espetáculio é de Lucas Manfré. A ideia do espetáculo surgiu em 2020, quando foi fortalecida e ganhou novos moldes durante a pandemia. A apresentação propõem uma relação entre a dança-teatro com a intervenção urbana e a performance.

LEIA MAIS:

A lembrança dos Severinos pelo grupo Magiluth

Manfré é diretor e intérprete do grupo. “É um grande desafio, porque as experiências que eu tinha até então na companhia era de um lugar de fora como diretor e, como ator, trata-se de um processo mais colaborativo, há momentos que estou de fora somente observando e fazendo alguns direcionamentos, enquanto em outros momentos estou dentro da cena, sendo observado pelo grupo e recebendo as mesmas indicações”, diz.

Cia Nua traz ao FILO 2023 a primeira intervenção artística  da edição deste ano
Cia Nua traz ao FILO 2023 a primeira intervenção artística da edição deste ano | Foto: Pedro Cremonez/ Divulgação/ FILO 2023

O GRUPO

A Cia Nua foi fundada em 2019, em Londrina, e realiza pesquisas na área de dança-teatro. A companhia é um dos grupos residentes da Usina Cultural, onde desenvolvem ensaios e apresentações. O repertório do grupo inclui ainda o espetáculo “Outros”.

TEMÁTICA

“A gente fala que 'Como Dançar Junto' surge não como uma pergunta e nem como uma resposta, mas sim como um convite”, fala Lucas Manfré. A apresentação parte da experiência e da experimentação colaborativa do grupo através de jogos de cena e dança para uma melhor criação coreográfica em conjunto, neste processo é importante prestar atenção na identidade de cada um, pois a partir disso traz a dança para o presente. Isso faz com que seja explorado em cada cena qualidades diferentes de movimento e qualidades pessoais de cada integrante.

PÚBLICO

“Acho que o público pode esperar uma apresentação dinâmica, que mostra algo diferenciado no qual ele pode assistir e de certa forma se encaixar nele”, fala o diretor do Como Dançar Junto sobre o público.

SERVIÇO:

“Como Dançar Junto” – Cia Nua (Londrina - PR)

Datas: Segunda-feira (19), às 11h30, no Calçadão (em frente ao Cine Teatro Ouro Verde)

Terça-feira (20), às 19 horas, no Zerão

Gratuito

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 60 min