Brasília - Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados promoveu ontem debate sobre a implantação da TV digital no Brasil. Durante todo o dia, representantes de diversos setores envolvidos no assunto participaram do seminário ‘‘TV Digital: Futuro e Cidadania’’. O governo brasileiro pretende anunciar sua decisão até o fim do mês, escolhendo um dos três modelos em estudo: o japonês, o europeu ou o americano.
  No seminário, seriam discutidos aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, industriais e culturais dessa escolha. A Câmara pretende reunir no debate autoridades do governo, pesquisadores e representantes de universidades, da indústria, das emissoras de TV, das operadoras de telefonia celular e dos três padrões tecnológicos. Estão previstas também exposições das três tecnologias, com as vantagens e desvantagens de cada sistema, além de uma mostra das pesquisas já desenvolvidas no Brasil sobre o tema pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).
  O seminário foi aberto pelo presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo(PCdoB-SP). O primeiro painel, pela manhã, discutirá os objetivos sociais, culturais e educacionais da TV Digital e, à tarde, foram discutidos os aspectos econômicos e tecnológicos. A tendência é de que o padrão do Japão seja o escolhido.
  No mês passado os governos brasileiro e japonês assinaram um memorando de entendimento com promessas de contrapartidas econômicas, comerciais e tecnológicas caso o modelo japonês seja mesmo o escolhido.

mockup