COMIDA BEM VARIADA
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 13 de setembro de 2000
Iara Rossini Lessa De Londrina Especial para a Folha2 
Acostumado a criar projetos e ambientes, o arquiteto londrinense Marco Aurélio Piacenti, o Caco, andava desgostoso com a profissão. Depois de uma viagem aos Estados Unidos, voltou cheio de gás e resolveu mudar os caminhos que havia escolhido. Há quatro anos, este arquiteto abandonou um pouco a prancheta e os cálculos e resolveu, literalmente, colocar a mão na massa. De lá pra cá, em sociedade com o irmão, Adelair, e a cunhada, Maria Amábile, Caco viu seu novo projeto crescer ao ponto de hoje contar com dois restaurantes self-service em Londrina.
Não achei que teria tanto prazer em me envolver com a rotina de um restaurante. A escolha deste novo ramo de trabalho foi bem racional. Pensamos, pesquisamos e chegamos à conclusão que restaurante era um bom negócio. O prazer veio com a curiosidade e, aí, foi como juntar a fome com a vontade de comer, brinca.
Caco lembra que no começo não sabia nem mesmo cozinha. Sou um gourman (literalmente, um comilão), não um gourmet (especialista), mas acho que isto tem lá suas vantagens. Sei o que gosto de comer, mas nem sempre sei fazer o que gosto. De qualquer forma, depois deste tempo todo, a cozinha de minha casa acabou se transformando no centro do meu universo.
Quem também teve sua rotina completamente modificada com a nova atividade foi Maria Amábile. Responsável pela elaboração de todo o cardápio dos restaurantes - que servem, diariamente, cerca de 40 tipos de pratos frios, 18 tipos de pratos quentes, além de uma grande variedade de carnes grelhadas - Maria conta que no começo vestia o avental e ia mesmo para a cozinha, testar todas as receitas. Ainda bem que, pelo menos, eu sabia cozinhar, brinca. Hoje, Maria gasta seu tempo pesquisando em livros e pela Internet novas receitas. Muitas vezes, somos obrigados a adaptar alguns pratos de outros países. Seja pelo tipo de ingrediente ou pela característica da comida, enfim, algumas vezes estes novos sabores exigem uma pequena mudança, é quando eu entro em cena, explica.
Aliás, foi numa dessas adaptações de receitas estrangeiras, que nasceu um dos pratos mais pedidos no restaurante, o filé mignon ao creme (ver receita nesta página). Este prato foi nascendo aos poucos. Tínhamos uma receita mas era apimentada demais para o paladar brasileiro e fomos adaptando. A receita deu tão certo que virou uma espécie de marca registrada da casa, completa Caco.
O Caco Self Service está em dois endereços em Londrina: na avenida Paraná, 38 A (Fone 043-324-2545) e na Rua Espírito Santo, 607 (Fone 043-324-7270). Os restaurantes funcionam apenas no horário do almoço, mas as casas aceitam encomendas fechadas de jantares que variam entre 30 e 120 pessoas.


