Começa seleção do Fest Cine Vídeo
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 26 de março de 1998
Elisa Marília Carneiro 
Os 155 filmes e vídeos inscritos para o Fest Cine Vídeo de Curitiba começam a ser selecionados hoje, por um grupo de cineastas formado pelos paranaenses Paulo Munhoz e André Farias, pelo gaúcho Alberto Bertagna e pelo carioca Lúcio Aguiar. Na liderança do júri está o cineasta e produtor e ator Ney SantAnna Pereira, que substitui o carioca Roberto Farias (que não estará mais entre os jurados devido a problemas profissionais) e a produtora Ruth Albuquerque.
Os seis cineastas se reúnem, hoje, a partir das 14 horas no Mabu Curitiba Hotel e dias 28, 29 e 30, no auditório da Aliança Francesa - para selecionar os melhores trabalhos de um lote de 60 filmes e 95 vídeos inscritos para o festival. Todos os filmes e vídeos concorrem em todas as categorias. Os quesitos principais de escolha são a qualidade e a criatividade.
O Fest Cine Vídeo de Curitiba traz uma programação intensa. De 30 de abril a 7 de maio, exibirá 20 vídeos, 20 filmes 35 milímetros e 16 milímetros. Entre as atividades programadas, o destaque fica para a Mostra Competitiva, que premia os melhores curtas e médias metragens, em 35 milímetros e 16 milímetros, e vídeos com até 20 minutos, com o prêmio Araucária (essas categorias têm inscrições abertas para artistas nacionais e internacionais).
O prêmio Estímulo premia os artistas da Mostra Competitiva de Roteiros (inscrições abertas só para autores paranaenses). Haverá ainda a entrega do Prêmio Aramis Milarch, em homenagem ao jornalista e incentivador cultural paranaense. Esse prêmio condecora todas as categorias anteriores, mas, além dos jurados, toda a crítica especializada presente irá votar.
O Fest Cine Vídeo lança, também, o prêmio Festival dos Festivais, para filmes que já participaram e foram premiados em outros festivais nas categorias roteiro, direção e montagem.
Para julgar os trabalhos haverá três mesas diferenciadas de jurados. A primeira mesa é formada por cineastas brasileiros, e julgará os filmes e vídeos nacionais. A segunda, formada por cineastas estrangeiros, julgará os filmes e vídeos internacionais e a terceira será formada por um júri especial apenas para escolher os melhores roteiros.
Os prêmios - dirigidos aos filmes e vídeos - serão divididos por diversas categorias (melhor filme, direção, montagem, fotografia, ator, atriz, direção de arte,
trilha sonora e originalidade).


