De hoje a 22 de julho, acontece a 34º edição do Montreux Jazz festival, na cidade de Montreux, Suíça – um dos maiores e mais conhecidos eventos do mundo. Idealizado por Claude Nobs, logo teve que abandonar o enfoque jazzístico, por motivos comerciais, para assumir um ar eclético. A ‘‘Noite Brasileira’’ foi criada em 1978, tornando-se rapidamente a mais concorrida. No ano passado, por iniciativa de Claude, foram dedicadas duas noites à MPB. O mesmo acontecerá na edição deste ano. A convite do governo de Pernambuco, o diretor fundador do festival (Nobs), participou do pré-carnaval de Olinda deste ano, e como resultado desta parceria, acontecerá no dia 16 de julho, a noite intitulada ‘‘Carnaval de Olinda’’, que terá como principal atração a ‘‘Orquestra de Frevos’’ com convidados muito especiais: Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Elba Ramalho, André Rio, Lula Queiroga e Naná Vasconcelos. Ainda apresentam-se, Banda Eva e Alceu Valença e banda.
No dia 15, com menos destaque, haverá a fusão África-Brasil, ‘‘ The Brazil/Africa Coffe Night’’, onde desfilam as seguintes atrações: Paralamas do Sucesso, Femi Kuti & Positive force, Martinho da Vila e Dona Ivone Lara.
Apesar do caráter eclético do evento, que causou muitas críticas dos puristas amantes do jazz, o festival se firmou no calendário internacional, como referência obrigatória para músicos, críticos, produtores etc.
Nesta edição, além dos músicos brasileiros, os destaques ficam por conta dos alguns shows como, por exemplo, o guitarrista Joe Satriani que se apresenta hoje. Até dia 22 o festival terá nomes consagrados como Salif Keita, George Duke, Al Jarreau, B.B King, Lou Reed, Suzanne Vega, Keith Jarrett, George Benson, Diana Krall, Youssou N’Dour, Michael Brecker, Pat Metheny, dentre outros.

mockup