Ponta Grossa é palco do mais importante festival nacional de teatro amador do Paraná, Fenata. A 28ª edição do evento tem início hoje e conta com a participação de grupos de teatro amador de seis estados brasileiros. O Festival Nacional de Teatro Amador (Fenata), traz em sua programação 12 espetáculos que foram selecionados entre os 42 inscritos, divididos nas categorias adulto e infantil. Grupos de Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Acre, Paraíba e do Paraná apresentam tendências e estilos distintos.
O tradicional Festival Nacional de Teatro Amador enfrentou dificuldades financeiras durante muitas edições e o peso do olhar da censura do período da ditadura militar, quando as peças eram assistidas pelos censores que exigiam adaptações para então liberá-las ao público.
Na abertura oficial da mostra competitiva, hoje, às 20h30, no grande auditório da reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o Grupo Opereta, de Londrina, apresenta ‘‘Cortiço Bexiga’’, uma comédia italiana ambientada no final dos anos 50. ‘‘O espetáculo apresenta personagens exagerados e passionais’’, explica Alexandre Simioni, responsável pela adaptação e direção. A peça foi ambientada num cortiço do Bexiga, bairro de São Paulo, ocupado desde o começo do século por imigrantes italianos e que até hoje mantém características da imigração.
Os ingressos serão vendidos no auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ao preço simbólico de R$ 2,00. Paralelamente ao Fenata, acontece a 23ª edição do Fenatinha, a mostra de teatro amador infantil, com entrada franca.

mockup