Espetáculo Donantônia, do Núcleo Ás de Paus, de Londrina
Espetáculo Donantônia, do Núcleo Ás de Paus, de Londrina | Foto: Divulgação/Uenp

A XV edição da Mostra de Teatro EnCena de Jacarezinho começou neste domingo (4) e segue até o dia 10 de agosto, com apresentações de teatro e oficinas abertas à comunidade. A mostra é realizada pela Prefeitura de Jacarezinho, SESC e pela Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

O início da Mostra foi marcada pelo espetáculo “Os Saltimbancos”, do Centro Cultural Special Dog, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), que levou ao palco 110 pessoas entre atores, músicos da orquestra e bailarinos, no CAT (Conjunto Amadores de Teatro).

Ainda no domingo, às 19h, no mesmo local, será apresentada a peça "Os severinos", do Grupo Paiol, de Arapongas (região metropolitana de Londrina). Para encerrar as apresentações do dia, às 20h30, o Palco Giratório Sesc, de São Paulo, encenará o espetáculo “Chocobrothers”, no pátio da Catedral.

Programação

Na manhã de segunda (5), o teatro vai para as ruas. A peça “O Cravo e a Rosa”, do Grupo Paiol, será apresentado às 9h na Praça Rui Barbosa. Das 14h às 18h, o EnCena traz a Oficina de Acrobacias e Técnicas Mistas que será ministrada na sede do SESC. A atividade será coordenada por Natalia Presser, Guga Carvalho e Montanha Carvalho, de São Paulo. A atividade é destinada ao público acima de 14 anos.

Na terça-feira (6), tem teatro na praça da Vila São Pedro, a partir das 14h com o espetáculo “Gran Circo Esmeralda”, apresentado por Diogo Igor e Kellyn Bethânia, de Jacarezinho. Encerrando o dia, o Núcleo Ás de Paus, de Londrina, traz a peça “Donantônia”, no palco do CAT às 20h30.

Durante a quarta-feira (7), será apresentado o espetáculo “Aterra”, com a CNX Produções Culturais, representando os artistas jacarezinhenses. A peça, com duração de 60 minutos, será encenada também no CAT às 20h30.

Na quinta (8), a Cia. Do Abração/Céu Vermelho Produções Artísticas apresentará o espetáculo “O Mágico de Oss”. Os artistas curitibanos se apresentam às 14h no palco do CAT. À noite, a partir das 20h, alunos do curso de Arte Dramática do Instituto Federal do Paraná (Campus Jacarezinho) realizarão a leitura dramática “Eu não sou bonita”, de Angélica Liddell. A encenação acontecerá na Praça do CCHE/CLCA (Antiga Fafija).

Fechando a noite, o Grupo Panela de Expressão – Curso Municipal de Teatro da Secretaria de Cultura de Ourinhos (SP) apresenta a peça “Nossos relatos rodriguianos”, também na Praça da UENP.

Na sexta-feira (9), será a vez da peça “Euetheia - um elogio à loucura”, da Companhia Paraladosanjos, de Campinas (SP). O espetáculo está marcado para as 20h30 no CAT.

Para encerrar a Mostra no sábado (10), o espetáculo “Cícera”, trazido pelo Grupo Contadores de Mentira, se apresentará também no palco do CAT às 20h30. Os artistas de Suzano (SP) encenam a peça com classificação etária livre e duração de 50 minutos.

Ingressos

O ingresso para os espetáculos é 1 kg ou litro de alimento não perecível, exceto para o espetáculo “Cícera”, que terá ingressos de R$ 10 e R$ 5 (meia entrada). Os ingressos devem ser retirados no CAT com uma hora de antecedência ao horário do espetáculo. O XV EnCena tem o apoio do IFPR Campus Jacarezinho, da CNX Produções Culturais e do Centro Cultural Special Dog.