Projeto da Secretaria Estadual de Cultura com espetáculos itinerantes chega às praias paranaenses
Arquivo FolhaOs ônibus do projeto viajam por várias regiões do estado levando diversos tipos de espetáculos

De Curitiba
O litoral do Paraná irá receber, este mês, os sete microônibus do Comboio Cultural – projeto da Secretaria Estadual da Cultura que leva teatro, dança e música a todas as regiões do estado. Devidamente equipados com som, luz e cenário, esses veículos servem de palco para uma série de espetáculos montados por artistas paranaenses.
A inclusão das praias no roteiro do Comboio faz parte da Operação Ecoverão 2000, um programa organizado pelo governo estadual que leva a diversas cidades litorâneas atividades culturais e esportivas.
Cada ônibus é dedicado a uma vertente artística. O de música popular será ocupado pelo Grupo Fato; o Quinteto de Cordas de Curitiba estará representando a música erudita; para o carro dedicado ao teatro de bonecos foi escolhido o espetáculo ‘‘Surpresa’’, de Manoel Kobachuk; o teatro itinerante fica a cargo da Cardoso Produções Artísticas, que irá apresentar a peça ‘‘Se Essa Terra Fosse Minha’’; ‘‘La Serva Padrona’’, de Gianbatista Pergolesi, com direção de Édson Bueno, será a atração do ônibus da ópera; a coreografia ‘‘Dança Magia’’, de Andréa Sério Bertoldi será vista no da dança; e, para o público infantil, será apresentada a peça-show ‘‘Gente Criança’’, de Rosi Grega e Fátima Ortiz.
A primeira cidade a receber o projeto no ano 2000 será Matinhos, onde poderão ser assistidas as sete apresentações. De lá, os veículos se espalharão por Guaratuba, Praia de Leste, Mangue Seco e Ipanema, seguindo, então, para Paranaguá, Guaraqueçaba, Morretes, Antonina, Caiobá e Pontal do Sul.
A partir do dia 26, os espetáculos do Comboio percorrerão a Região Oeste do Paraná, atingindo as cidades de Itaipulândia, São Miguel, Santa Terezinha, Santa Helena, Missal, Guaíra, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon.
Lançada em novembro do ano passado, a iniciativa já passou por 190 municípios paranaenses e contabilizou 110 mil espectadores.