Valorizar publicações de textos da tradição oral, da literatura clássica universal e da autoria feminina - tanto das autoras esquecidas ao longo do tempo como as contemporâneas- são princípios da Editora Florear Livros. No mercado editorial desde 2019, a editora celebra neste sábado (29), parceria com a Pantograf, que inaugura sua filial na região Sul, aqui em Londrina.

De acordo com a sócia-fundadora da Editora Florear, Cassia Leslie Garcia de Souza, contos, novelas, romances, literatura infanto-juvenil, fábulas, textos de origem oral, lendas, contos de fada e trava-línguas são as obras privilegiadas pela editora.

Em relação aos projetos editoriais, Cassia Leslie explica que todos são esmerados pelo projeto gráfico e ilustrador. Não por acaso, autores premiados compõem os livros produzidos pela editora. Susana Ventura, Roberta Asse, Alexandre Camanho, Cassia Leslie, Daniel Munduruku, Marie Ange Bordas, Rosana rios, Marco Haurélio, Cris Eich, Vanessa Ratton, Luciano Tasso, Marcia Paganini, são alguns.

Sobre as obras premiadas, há o que comemorar. A obra "Companhia de Bela" recebeu selo "altamente recomendável"da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), 2020; Melhor Livro Tradução/Adaptação Jovem FNLIJ 2020; Menção Honrosa Prêmio Amare/Flipoços 2021.

Já "A Bela e a Fera e outros contos de Madame Leprince de Beaumont", foi contemplada com o selo Clássicos da Cátedra Unesco da PUC-RIO Rio, 2022 e a obra "Contos de fadas por homens e mulheres de todos os tempos"recebeu o selo Seleção Cátedra Unesco PUC-RIO, 2023.

Escritora, pesquisadora e editora, Cassia Leslie é graduada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integrou a pós-graduação em Literatura infanto-juvenil e Contação de histórias pela Unifil/Fatum Educação e, além dos literários, é autora de livros didáticos de Língua Portuguesa há mais de 25 anos.

Motivada, a editora investe em qualidade também. "Seguimos privilegiando o que temos como princípios e nos permitimos uma visão macro, assim esse investimento nos projetos editoriais permite que nos equiparamos com editoras que possuem mais visibilidade por estarem nos grandes centros", afirma.

A editora observa o mercado editorial de uma perspectiva positiva e também em relação à demanda de trabalho gerada, pois muitos profissionais são necessários para a produção de obras literárias. "Editores, ilustradores, diagramadores, designers, leitores críticos, produtores de conteúdo teórico, produtores de tutoriais, de audiolivros e de html", cita.

A editora, aliás, nasceu quando Cassia Leslie estava fazendo a tradução do material, feito no acabamento capa dura. O livro "A árvore-teia", uma fábula sobre o tempo, de Daniel Munduruku e Roberta Asse, integra o catálogo da editora e está na fila de impressão. "Podemos receber originais de novos autores também. O email é [email protected]", observa ela.

Saiba mais em : https://editoraflorearlivros.com.br/

---

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1