O aniversário de 87 anos de Londrina será celebrado com a apresentação de um renomado artista da música popular brasileira. Ivan Lins se apresenta no Teatro Ouro Verde nesta sexta-feira (10), às 20h30, dentro da programação do 41º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML). O cantor e compositor será acompanhado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi. Os ingressos estão esgotados.

No repertório do concerto estão grandes sucessos do cancioneiro nacional. “O programa conta com cerca de 15 músicas populares, a maioria delas compostas pelo próprio Ivan Lins. Fazem parte do roteiro canções como “Novo tempo”, “Depende de nós” e “Bandeira do Divino”, entre outras”, adianta o maestro da Osuel, Alessandro Sangiorgi. Ele comenta que alguns músicos populares foram convidados para a apresentação. “Para essa apresentação, incluímos alguns instrumentos que normalmente não fazem parte da Osuel, como baixo e guitarra elétrica, além de piano e um teclado que será tocado pelo Ivan Lins”, detalha.

“Tocar com um artista popular é sempre uma troca interessante. Já acompanhamos a Mônica Salmaso, Tetê Espíndola e outros cantores e todos eles demonstraram um grande respeito pelos músicos da orquestra. Desta vez será um prazer executar os arranjos de músicas tão belas e refinadas compostas pelo Ivan Lins”, destaca Sangiorgi.

Imagem ilustrativa da imagem Com Ivan Lins e Osuel, aniversário de Londrina será memorável

Ivan Lins está completando meio século de uma trajetória artística memorável e de diversas conquistas realizadas desde o lançamento de seu primeiro disco “Agora”, lançado em 1971. Ao longo de 50 anos de carreira, o artista compôs mais de 600 canções que já foram interpretadas por artistas de renome internacional, como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Sting, Diana Krall e seu grande amigo Quincy Jones. O artista assinou mais de 90 canções para trilhas sonoras de filmes e novelas.

Nascido em 1945, no Rio de Janeiro, experimentou enorme e explosivo sucesso após ter sido o segundo colocado no 5° Festival Internacional da Canção (1970), da Rede Globo, com a canção “O Amor é o Meu País” (Ivan Lins/Ronaldo Monteiro de Souza). No mesmo ano, Elis Regina lançava “Madalena” (Ivan Lins/ Ronaldo Monteiro de Souza), canção que marcaria toda a sua carreira. Na década de 1980, começou a ter seu talento reconhecido em âmbito internacional. E ao longo da carreira foi indicado a dez edições do prêmio Grammy.

Em entrevista à FOLHA, Ivan Lins comentou sobre a apresentação que fará em Londrina e seus novos projetos profissionais:

O que o público pode esperar dessa apresentação sua em Londrina?

Todas as minhas apresentações com orquestra os arranjos são muito bonitos tanto aqui quanto fora do Brasil. É um espetáculo que eu adoro fazer pois o público vai poder ouvir meus sucessos com arranjos muito grandiosos. Realmente será muito emocionante.

Como está sendo essa retomada dos shows que estavam paralisados desde o início da pandemia?

Toda a arte brasileira ficou muito prejudicada pela pandemia e eu não fui uma exceção. Pouco produzimos a não ser algumas lives que realizamos nesse período. O que a gente espera é que essa pandemia seja muito bem tratada pelas autoridades brasileiras para que gente possa ter um reencontro com o público, principalmente em ocasiões como essa de poder se apresentar com uma orquestra tão boa como é a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina.

Quais são seus projetos para 2022?

Vamos retomar as apresentações internacionais e estamos preparando a turnê de um novo show.

Serviço:

41º Festival Internacional de Música de Londrina

Show com Ivan Lins e Osuel

Quando – Sexta-feira (10), às 20h30

Onde – Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Ingressos esgotados

*A apresentação será transmitida gratuitamente pelo Youtube, no canal oficial do FIML