Com chave de ouro
PUBLICAÇÃO
domingo, 15 de dezembro de 1996
Zeca Corrêa Leite<br> Sucursal de Curitiba 
Com um recital de Arnaldo Cohen, hoje, no Teatro da Reitoria, em Curitiba, termina a série Grandes Pianistas Brasileiros. O artista vem de Londres, onde mora, depois de cumprir intensa agenda pela Europa. No programa dessa noite constam obras de Robert Schumann, Arnold Schoenberg e Brahms. A promoção é da Pró Música de Curitiba, com apoio da Lei Vanhoni de Incentivo à Cultura.
A série Grandes Pianistas Brasileiros teve início no segundo semestre do ano. O primeiro artista a se apresentar foi Edson Elias, no mês de setembro; Henrique Loureiro esteve em outubro e em novembro Eduardo Monteiro e Vânia Pimentel. Cohen fecha com chave de ouro.
O pianista escolheu para tocar em Curitiba duas peças de Schumann, um compositor cuja obra é um desafio para os intérpretes. O ritmo variado e a emoção exigida pelo compositor são obstáculos que poucos conseguem transpor. A platéia poderá acompanhar a execução do célebre brasileiro em Fantasia op. 17 e Arabesque op. 18.
De Schoenberg, Arnaldo Cohen irá tocar Seis Pequenas Peças op. 19 e para encerrar terá Variações e Fuga Sobre um Tema de Haendel, op. 24. Com uma das peças mais difíceis do repertório para piano, o músico e a série Grandes Pianistas prestam uma homenagem ao compositor que em 1997 completa seu primeiro centenário de morte.
1.600 concertos Se o dom musical não falasse mais alto, Arnaldo Cohen hoje seria um engenheiro. Chegou a cursar a faculdade, mas desviou o caminho para aquele que o talento apontava. Aos 20 anos iniciou a carreira internacional. O intérprete traz em seu currículo mais de 1.600 concertos em todo o mundo. Como solista ele se apresenta com corpos sinfônicos como a Real Filarmônica de Londres, a Sinfônica de Berlin e a Tonhalle de Zurique.
Apesar da vida intensa que leva, tocando em diversos países, ainda assim, Cohen tem particular interesse pela atividade acadêmica. Em l992 recebeu o título Broadwood Fellow do Royal Northern College of Music, na Inglaterra, onde ministra master-class no departamento de pós-graduação.
Muito elogiado pela crítica com a gravação dedicada a Liszt, o pianista colhe sucessos também nos palcos. Seu estilo de toque e sonoridade são novos para mim, fato que me deixou atônito. Sua musicalidade e concepções musicais pessoais ficarão na minha memória por muito tempo, escreveu Scott Smith, da revista Piano & Keyboard, sobre o recital de Cohen em San Francisco.
Apesar do êxito que se repete em todo o mundo, o pianista nascido no Rio de Janeiro costuma vir ao Brasil com periodicidade. Especial predileção ele tem pelo Paraná, pois no início de carreira ele se apresentava em Londrina e Curitiba, sendo bem recebido pelo público. Um elemento a mais na afetividade de Arnaldo Cohen é que no recital de domingo ele toca num Steinway que foi inaugurado por ele e pelo seu mestre, Jacques Klein, há 25 anos.
q Arnaldo Cohen - Recital da série Grandes Concertistas Brasileiros. Hoje, às 20h30, no Teatro da Reitoria. Ingressos a R$ 15,00. Para músicos e sócios da Pró Música, R$ 10,00. Realização da Agendas de Produção Artística.


