Lisboa - Impulsionada pelo aumento da presença brasileira em Portugal (em 2019 o crescimento da população residente foi de 43%, um recorde), a agenda de blocos de Carnaval em Lisboa cresceu e apareceu.

O movimento, que já vinha com força no ano passado, ganhou ainda mais fôlego em 2020. Desde janeiro, os blocos já estão nas ruas em uma série de ensaios e festas pré-carnavalescas. Do maracatu às tradicionais marchinhas, passando pelo samba e pelo funk, já há blocos de diferentes estilos para curtir a folia na capital portuguesa.

Ao contrário do Brasil, o Carnaval em terras lusas não é feriado, embora algumas empresas e funcionários públicos tenham tolerância de ponto. Por isso, as comemorações mais intensas se concentram no fim de semana. Também vale lembrar que, por acontecer em pleno inverno europeu, o Carnaval do outro lado do Atlântico é bem mais “vestido” do que o brasileiro.

.
. | Foto: Retrorocket/ iStock

No sábado (22) de Carnaval, os trabalhos começam em Alfama, em frente ao Panteão Nacional, com o já tradicional Colombina Clandestina. A concentração começa às 14h e o cortejo toma as ruas do tradicional bairro lisboeta a partir das 15h. À noite, há várias festas de carnaval em diferentes pontos da cidade.

No domingo (23), é a vez de o Bué Tolo + Fábio Allman colocarem o bloco na rua. A concentração começa às 12h no quiosque da Ribeira das Naus. Em seu terceiro ano na capital portuguesa, o Bué Tolo tem seu nome inspirado no famoso bloco carioca Boi Tolo. A bateria é comandada pelo mestre Leonardo Mesquita, um dos criadores do Empolga às 9, no Rio.Também no domingo, às 15h, no Largo da Rosa, é a vez do Baque do Tejo, com muito maracatu e outros ritmos brasileiríssimos.

Na terça-feira, o Lisbloco faz sua estreia no Carnaval lisboeta. A partir das 14h, no Cais do Sodré, o grupo promete unir a animação brasileira às preocupações ambientais, fazendo um desfile que prega a sustentabilidade.