Célia Baroni
De Londrina
Quem aprecia a cultura germânica ou adora uma festa não precisa ir até Joinville (SC) para se divertir. A Oktoberfest de Rolândia (12 km de Londrina) começou na sexta-feira e promete 10 dias de muita alegria, comidas e bebidas típicas e bailes com música germânica. Os imigrantes alemães chegaram a Rolândia na década de 30 e mesmo depois de 65 anos, a cultura germânica continua sendo a mais marcante no município que hoje tem 45 mil habitantes.
Os descendentes fazem questão de manter a tradição e formaram dois grupos folclóricos – o Rotkappen e o Weisser Schwan (Cisne Branco) – que apresentam shows de música e dança típicos. A Oktoberfest de Rolândia já faz parte do calendário oficial do turismo do Paraná e ganhou o selo da Embratur, que consolidou a cidade como rota turística. A expectativa é que, este ano, o evento atraia 100 mil visitantes
A Oktoberfest está na Internet, e quem quiser saber mais informações sobre o evento pode acessar o endereço www.onda.com.br/oktoberfest. Nele estão a programação completa, curiosidades e dicas para quem vem de fora. A festa do Centro Esportivo Emílio Gomes também está na rede e poderá ser acompanhada pela tela do computador. O provedor Onda (Sercomtel) está com uma minicâmera VHS no local, 24 horas, focalizando os principais pontos da festa.
Durante a festa, os interessados poderão conversar com amigos e parentes alemães por um chat especial. O Onda fez um contrato com um provedor da Alemanha e a conversa será em tempo real. Quem não fala nem escreve alemão vai poder conversar pelo chat chope.