Um encontro entre mulheres que têm em comum a literatura - esta é a proposta do 2º Encontro do Mulherio das Letras do Paraná. O evento será de forma virtual por conta da pandemia, mas tem uma programação diversa e que se estende entre esta sexta-feira (17) e sábado (18), pela plataforma Google Meet e será transmitido pelo YouTube no sábado e no domingo (19).

O evento não tem tema, mas este ano homenageia a poeta curitibana dos anos 50, Laura Santos (1921-1981), conhecida como “pérola negra”. “Sempre homenageamos alguma escritora, este ano é a Laura Santos, ela tinha uma poesia de vanguarda bastante avançada para a época, então resolvemos fazer este resgate,” comenta Marilia Kubota, uma das organizadoras do evento.

Na programação estão quatro rodas de conversa sobre literatura infanto-juvenil, violência doméstica e feminicídio, tradução e coletâneas de autoras. A escritora Maria Valéria Rezende, Fundadora do Mulherio das Letras, fará a abertura do evento.

“Recebemos muitas inscrições e estamos felizes. Com a realização virtual, públicos de diferentes estados podem participar, e isso é bacana, já que o Mulherio carrega a bandeira da diversidade.” destaca Marilia Kubota.

Em 2019, o Mulherio das Letras do Paraná realizou seu primeiro encontro; este ano, com muitas inscrições, o evento será virtual e homenageia a poeta negra curitibana Laura Santos
Em 2019, o Mulherio das Letras do Paraná realizou seu primeiro encontro; este ano, com muitas inscrições, o evento será virtual e homenageia a poeta negra curitibana Laura Santos | Foto: Divulgação

Além de participar das discussões e adquirir conhecimento o encontro, mesmo que virtual, do Mulherio das Letras do Paraná, proporciona que mulheres escritoras, professoras, pesquisadoras e de outros profissionais de outros ramos se conheçam e, assim, saibam do trabalho uma da outra, algo que, de acordo com Marilia Kubota, traz união para a classe de mulheres escritoras e dialoga com a essência do coletivo.

O Mulherio das Letras tem abrangência nacional e foi criado em 2017, sob a percepção da ausência do protagonismo das mulheres na literatura brasileira. Atualmente o coletivo reúne 7 mil autoras no Brasil e no exterior. E tem como meta apoiar iniciativas que fortaleçam a posição de autoras brasileiras na cena literária nacional e internacional.

As inscrições para o evento pode ser feitas pela internet (ver serviço). E as transmissões podem ser acompanhadas através do link para o canal evento no YouTube do Mulherio. Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook "2º Encontro Mulherio das Letras do Paraná”, lá é possível encontrar a programação completa.

SERVIÇO:

2º Encontro Mulherio das Letras do Paraná

Data: 17 e 18 de julho - rodas de conversa pelo Google Meet

18 e 19 de julho - transmissões do evento pelo YouTube

Acesse o link para inscrição nas rodas de conversa

Acesse o link para transmissões pelo Youtube

O evento está no Facebook na página 2º Encontro do Mulherio das Letras do Paraná

Supervisão: Célia Musilli

Editora da Folha 2