Colagem bizarra de sons
ReproduçãoAristhóteles de Ananias Jr: CD de estréia saiu pelo selo Grenal Records, criado pela própria banda.É tudo anormal no álbum de estréia da banda gaúcha Aristhóteles de Ananias Jr. É tudo o que as grandes gravadoras, as rádios e o público médio rejeitam sem qualquer vacilo.
Gravado pelo selo Grenal Records, criado pela própria banda, o disco promove uma algazarra sonora sem similares no atual pop nacional combinando procedimentos de música erudita contemporânea, dadaísmo, jovem guarda, surf music e ambiência lo-fi (baixa fidelidade) explorada nesta década por bandas americanas como Guided by Voices e Pavement.
Essa última referência é notável na produção fuleira, nas guitarras imundas e vocais fora do tempo. O que sobressai no trabalho, contudo, é o andamento bêbado da maioria das faixas. Como nos primeiros álbuns de Arrigo Barnabé, as músicas parecem sem direção, revelando influências de métodos eruditos de composição.
Vocais berrados, súbitas mudanças de dinâmica, letras calcadas na associação aleatória de palavras, intervenções inesperadas de sax e ecos de trilha sonora de desenhos animados completam a bizarra colagem musical burilada pelos malucos Marcelo Birck (guitarra e voz), Pedro Porto (baixo) e Luciano Zanatta (sax-alto).
O álbum, que tem o nome da banda, é uma aventura pelos caminhos tortos do pop. Chega ao público, já, como um dos clássicos B da década. Para descolar o CD, só percorrendo lojas especializadas, ou escrevendo para os caras. O endereço para contatos é: Caixa Postal 1411 - Porto Alegre - RS - CEP 90.001-970. Tel. (051) 332-0629. (N.S.)





