Devido à pandemia do coronavírus, o projeto “Oficinas de Choro” oferece aulas pela internet na temporada 2020. A iniciativa que conta com apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) está com inscrições abertas. Serão ofertadas oficinas gratuitas de bandolim, cavaquinho, violão, pandeiro, flauta e clarinete. As atividades começaram na terça-feira (7).

As inscrições serão aceitas durante todo o ano de 2020 ou enquanto houver vagas nas referentes turmas. As oficinas serão realizadas de forma remota, pelo Google Meets, às terças-feiras, das 19h às 21h. Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o instrumento escolhido. Os interessados em participar deverão se inscrever por este link

O Clube do Choro, que tem tradição em Londrina, se organizou para oficinas on-line  e está recebendo inscrições
O Clube do Choro, que tem tradição em Londrina, se organizou para oficinas on-line e está recebendo inscrições | Foto: Vitor Pedrassoni/ Divulgação

O projeto busca promover a vivência, prática e o entendimento do universo musical do choro. Segundo a coordenadora do projeto, Marina Bigardi, as aulas mostram a diversidade rítmica do gênero. “É uma experiência no mundo do choro, criamos um conteúdo com histórias, compositores, músicas e lançamentos”, explicou.

Segundo ela, nessa experiência on-line será disponibilizado um vídeo guia falando sobre cada instrumento antes de todas as aulas, além de dicas sobre as particularidades técnicas de cada música. “Dessa maneira asseguramos que o aluno será equipado com o conteúdo necessário para a realização das aulas”, frisou.

Mais de 200 pessoas já se inscreveram nos cursos, de acordo com o violonista Osório Perez, um dos professores do projeto. “Recebemos inscrições até de músicos do Japão e da Austrália. É uma forma de levar o nome de Londrina até para fora do país”, afirma o músico.

As aulas também serão ministradas por Guilherme Villela (cavaco e bandolim), André Mattos (sopro), André Coudeiro (percussão).