Clics de expressão
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 02 de junho de 1997
Erika Pelegrino 
A expressividade humana foi o tema escolhido pela estudante de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina, Maranúbia Barbosa, para realizar a sua primeira exposição de fotografias. Gente de Expressão reúne 40 fotos em preto-e-branco, medindo 30 X 40 centímetros, tiradas nas ruas de Bela Vista do Paraíso. A mostra poderá ser vista até o próximo dia 10, no Espaço Cultural do Banco do Brasil, em Bela Vista do Paraíso.
Para captar a expressividade das pessoas, Maranúbia fotografou trabalhadores rurais e urbanos de Bela Vista, e autoridades locais. Segundo ela, o seu trabalho mostra tanto aqueles que têm alguma expressão política e social na comunidade, quanto os que passam despercebidos no dia-a-dia.
São trabalhadores explorados, crianças carentes e os anônimos que trazem as marcas do sofrimento. Maranúbia fala dos saqueiros de Bela Vista, que trabalham em empresas de café. São homens novos com a aparência já acabada, diz.
Estas pessoas, segundo ela, trabalham em lugares insalubres que vão destruindo a vitalidade. Fotografá-los é dar uma oportunidade para que eles se vejam e, principalmente, para que as pessoas os vejam, afirma ela. O interesse da estudante pelos trabalhadores é grande. Tanto que ela já prepara, para o final do ano, duas exposições: uma só sobre os trabalhadores rurais e outra dos trabalhadores urbanos.
Estes dois novos trabalhos serão realizados a partir de julho, depois que Maranúbia voltar de uma viagem que pretende fazer ao Iraque. Segundo ela, serão três meses em que irá colher dados para o Trabalho de Conclusão de Curso - O Trabalho Jornalístico em Região de Conflito- no final do próximo ano. Desta viagem também resultará uma outra exposição de fotos, a ser elaborada em 1998.
(Leia mais sobre fotografia na página 8)


