Clássico noir no
Cinema em Vídeo
Estelio Feldman
Arquivo FolhaOtto Preminger, diretor de ‘‘Laura’’Quem gosta de cinema lembra, muitas vezes, de filmes que já viu e que não encontra mais. Com o advento do vídeo, este problema se resolveu parcialmente. Hoje, a gente encontra não apenas filmes atuais mas, também, alguns antigos, disponíveis em locadoras ou para compra. Infelizmente, os mais antigos, de memória ainda boa, não encontram todos os filmes que viram, gostaram e gostariam de rever.
Este é o caso de um verdadeiro clássico do cinema norte-americano, ‘‘Laura’’, que será mostrado hoje na programação de Cinema em Vídeo, promoção cultural da Associação Médica de Londrina.
Trabalho do consagrado diretor Otto Preminger, o filme, realizado em 1944, traz no elenco alguns nomes que os mais antigos (e os apreciadores de cinema em geral) lembram: Gene Tierney, Dana Andrews, Clifton Webb, Vincent Price e Judith Anderson. Um verdadeiro clássico do chamado filme noir, com um trama simples mas muito bem conduzida: um detetive cínico, o grande personagem daquele tipo de filme, investigando o assassinato de uma bela mulher de alta sociedade. Foi indicado para o Oscar de melhor filme, mas não ganhou, ficando apenas com o de melhor fotografia em preto-e-branco. A trilha sonora, de David Raskin, é considerada uma das mais perfeitas do gênero. Clifton Webb também foi indicado para o Oscar pelo filme.
‘‘Laura’’ será exibido hoje, a partir das 17 horas, na Associação Médica de Londrina, com entrada franca.
Já na segunda-feira, a programação cultural da AML é a dos ‘‘Encontros Musicais’’, e a atração é igualmente imperdível. Será apresentado um recital de canto e piano, ao vivo, com a participação de Ingrid Huhmann, mezzo-soprano, e do pianista Luis Fernando Garcia. No programa, peças de Franz Schubert, Schumann-Liszt, Brahms, Franz Liszt e Richard Strauss. A programação da segunda-feira, também com entrada franca, tem início previsto para as 20h30, também no auditório da AML.

mockup