'O Pássaro Azul': um boneco adormece e encontra uma ave que o conduz a uma aventura
'O Pássaro Azul': um boneco adormece e encontra uma ave que o conduz a uma aventura | Foto: Cesar Augusto/ Divulgação

O espetáculo "O Pássaro Azul" é a atração da Mostra Nacional de Artes Cênicas – Filo na programação cultural do aniversário de Londrina deste sábado (14). O grupo Cirko Volonte se apresentará às 19 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, com entrada gratuita. A Mostra Nacional tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, Secretaria Municipal de Cultura e Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Ao terminar de ler uma história e adormecer, o boneco protagonista embarca numa viagem e encontra um pássaro que o conduz a uma aventura por lugares fantásticos. E, então, ele descobre que a fronteira entre imaginação e realidade pode se desfazer quando o mundo sensível do teatro de marionetes se mistura ao universo mágico da literatura.

Livremente inspirada na obra homônima do dramaturgo belga Maurice Maeterlinck, a montagem do Cirko Volonte fala sobre o prazer proporcionado pela leitura, o encontro com a criatividade e a busca das emoções perdidas dentro de cada um de nós. Os atores-bonequeiros Gustavo Bertin e Hanny Reis usam as técnicas da animação de maneira clara e fixa, com uma simbologia aberta. Um terreno fértil para a imaginação das crianças e que encanta os adultos também. A iluminação contribui para o jogo cênico e a criação da fantasia. “É um espetáculo para os pequenos, mas que também leva gente grande a embarcar no sonho ”, diz Bertin.

Os bonecos e adereços foram confeccionados pelos próprios atores, que também assinam a direção do espetáculo. Gustavo Bertin é formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, e Hanny Reis está concluindo o mesmo curso. Eles acabam de retornar da Coreia do Sul, após temporada de apresentações de outro trabalho, como palhaços. O Cirko Volonte também traz no repertório as montagens “Mequetrefe Circo Show” e “Estapafúrdias”.

Com a apresentação de "O Pássaro Azul", a Mostra Nacional de Artes Cênicas - FILO 2019 encerra as apresentações do projeto, realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados, Palipalan Arte e Cultura e Universidade Estadual de Londrina.

Serviço:

"O Pássaro Azul", com Cirko Volonte

Quando - Sábado (14), às 19 horas

Onde - Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Av. Arthur Thomas, 342)

Gratuito