O Ministério da Cultura (MinC) realiza nesta terça-feira, 26, às 14h, o Circula MinC Cultura Viva em Curitiba, no Paraná. A oficina tem como objetivo tirar dúvidas sobre os Editais de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti e Cultura Viva 2023 - Fomento a Pontões de Cultura, que irão investir mais de R$ 61 milhões em todo o país. As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de outubro.

"As oficinas permitem que a Secretaria tire todas as dúvidas dos dois editais que estão abertos, desempenhando um papel crucial na democratização do acesso a esses recursos e na disseminação da Política Cultura Viva por todo o Brasil profundo, mobilizando fazedores de cultura e comunidades nesta retomada do Cultura Viva", disse a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.

Em Curitiba (PR), a oficina será conduzida pelo chefe de Gabinete da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, Allison da Silva, e pela coordenadora Geral de Parcerias da Cultura Viva, Iara Zannon.

Com um investimento total de mais de R$ 61 milhões, os dois editais celebram a diversidade cultural brasileira e reforçam a importância da política de base comunitária. Eles preveem bonificações no processo de seleção para iniciativas que tenham como proponente e/ou público beneficiado: mulheres, pessoas com deficiência, negros, indígenas e população LGBTQIA+.

O edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti contempla quatro prêmios distribuídos nas seguintes categorias: culturas indígenas, culturas populares e tradicionais, diversidade cultural e pontos de cultura. Cada prêmio, no valor de 30 mil reais, destina-se a indivíduos, grupos, coletivos e entidades culturais sem fins lucrativos. Quanto ao segundo edital, denominado Cultura Viva 2023 - Fomento a Pontões de Cultura, sua finalidade é estimular e consolidar um compromisso cultural ao longo de um ano com 46 pontões em todo o território brasileiro. Cada pontão representa uma região geográfica, incluindo também pontões temáticos, que ativam essa rede em parceria com estados e municípios.

Esta iniciativa marca uma retomada significativa em direção à diversidade cultural e à inclusão social, com um compromisso renovado de promover a igualdade e dar voz aos grupos marginalizados da sociedade, reconectando o MinC com esses grupos que, ao longo dos últimos anos, foram marginalizados devido à ausência de políticas culturais inclusivas.

* Com assessoria de imprensa.

Serviço:

MinC Cultura Viva em Curitiba

Data Terça-feira (26), às 14h, Editais de Prêmios e de Pontões

Local: Caixa Cultural - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro - Curitiba - PR