Um dos mais tradicionais eventos circenses do país, o Festival de Circo de Londrina (FCL) será realizado virtualmente devido à quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus. Espetáculos com trupes de diversos países, debates sobre o papel do circo e atividades formativas para educadores fazem parte da programação on-line que acontece até domingo (1). Todas as atrações serão transmitidas gratuitamente pelo Youtube, no canal Circo Londrina.

Promovido pela Associação Londrinense de Circo (ALC), o festival neste ano será realizado em parceria com a Rede Circo do Mundo Brasil, a Pluriverso e a Cultivo Comunicação. “Infelizmente, não conseguimos nenhum patrocínio com o poder público. Mas, apesar das dificuldades financeiras, resolvemos realizar uma edição histórica com recursos próprios e graças a diversas parcerias que estabelecemos com grupos de vários lugares do mundo. São artistas da América Latina, América do Norte, Canadá, Europa e da Hungria que participarão da programação com alguns espetáculos transmitidos on-line e outros gravados”, informa Paulo Líbano, um dos coordenadores do evento.

Esquadrão Bombelhaço: espetáculo  de Cidade Tiradentes (SP) está na programação do Festival
Esquadrão Bombelhaço: espetáculo de Cidade Tiradentes (SP) está na programação do Festival | Foto: Ricardo Avelar/ Divulgação

Dentre os destaques da programação artística, ele cita espetáculos que foram criados especialmente para serem apresentados pela internet. Na sexta (30), às 20 horas, a trupe Esquadrão Bombelhaço, da Cidade Tiradentes - município de São Paulo (SP) - encena o “Circo Teatro Palombar”. No sábado (31), às 22 horas, é a vez das Pandoras, de Goiânia (GO), apresentarem os espetáculos “Pastrana” e “A Visita de Chico”, usando da comicidade para provocar reflexões sobre as mulheres na arte e na sociedade. A série de espetáculos do FCL encerra com a estreia de show inédito da Troupe Aerocircus, com “Aerocircus ao Ar Livre”, no domingo (01), às 18 horas.

Os tradicionais cabarés, que misturam números de diferentes modalidades circenses, também integram a versão on-line do evento. Na quarta (28) às 20h é a vez dos ex-alunos e alunas da Escola de Circo de Londrina celebrarem o reencontro de diferentes gerações de profissionais em uma apresentação inédita, que será conduzida ao vivo pela Troupe Aerocircus. Na quinta (29), às 22h, acontece o Cabaré Virtual, com artistas que foram selecionados através da Chamada Criativa.

Festival vai mostrar um espetáculo ao ar livre do Aerocircus de Londrina
Festival vai mostrar um espetáculo ao ar livre do Aerocircus de Londrina | Foto: Divulgação

CIRCO E CIDADANIA

Debates e atividades formativas também integram a grade do festival. A série #CircoEmPauta reunirá até sexta-feira (30), sempre às 16h, artistas, pesquisadores e outros especialistas de diversas áreas em bate-papos ao vivo. Nesta quarta-feira (28), o tema do debate será "Uma Cultura para a Diversidade”. Na quinta (29),o bate-papo será sobre “Cultura e Educação para a Sustentabilidade”. Encerrando a série, na sexta (30) será a vez de debater sobre “O Giro Descolonial do Corpo no Circo Social”.

Além dos debates ao vivo e abertos ao público, o festival contará com uma edição de formação para educadores de circo social, oferecido especialmente a 30 profissionais que integram as equipes pedagógicas das organizações integram a Rede Circo do Mundo Brasil (RCMBr). Cada dia uma regional desta organização nacional será responsável por abordar temas como Cultura popular e aprendizagem no circo social, Metodologias pedagógicas e pilares do circo social, além de Interseccionalidade: o racismo estrutural.

Já na manhã de sábado (31) , será a vez de debater sobre o Circo, cidadania e infâncias, e um bate-papo ao vivo entre as equipes da ALC, do Lar Anália Franco e do Nuselon com a secretária municipal de assistência social de Londrina, Jacqueline Micali, as juízas Cláudia Catafesta e Camila Tereza Gutzlaff Cardoso , além da promotora de justiça Joselaine Aleteia de Andrade. Abrindo a live tem a apresentação de performance circense de crianças e adolescentes atendidas pelo projeto Arte Educação.

Serviço:

XVI Festival de Circo de Londrina

Quando: Até domingo (01 de novembro)

Onde: Youtube, canal Circo Londrina

Gratuito

*A programação completa está disponível no www.instagram.com/circolondrina