Há tempos não se via uma agitação tão grande em torno do lançamento de um filme nos cinemas. "Cinquenta Tons de Cinza", baseado no best-seller da escritora britânica E.L. James, terá exibição de pré-estreia à meia noite de hoje para amanhã em várias cidades do País. Londrina não ficou de fora e as sessões de duas grandes redes estão praticamente lotadas há dias.
Espectadores poderão ver o resultado do romance erótico - tão esperado quanto polêmico - na tela grande. E como não poderia deixar de ser, muitos querem encontrar cenas fortes e picantes, assim como as descritas na trilogia literária. "Cinquenta Tons de Cinza" conta a história da virginal universitária Anastasia (Dakota Johnson), que se envolve com o bilionário executivo Christian Grey (Jamie Dornan), que a leva para o mundo do sadomasoquismo. O filme é proibido para menores de 16 anos, e tem duração de 125 minutos.
A rede Multiplex, do Shopping Catuaí, terá onze sessões por dia distribuídas em três salas; uma delas com exibição dublada. Dos 700 lugares disponíveis para a pré-estreia, cerca 550 já haviam sido vendidos até o início da semana.
A empresária Niva Freitas garantiu seu lugar e de mais seis pessoas, incluindo filhos e namoradas. "Li os três livros e estou muito ansiosa para ver como colocaram a história no filme. Nunca fica exatamente igual, mas, se ficar bem próximo do livro, vai ser sucesso de bilheteria", aposta.
Ela diz que, mesmo sendo a história um pouco "pesada", não há baixaria no enredo. "É uma história envolvente que, no caso do livro, não dá vontade de parar de ler. Antes de acabar o primeiro, já comprei o segundo e o terceiro." Apesar de o longa-metragem prometer cenas de uma relação intensa guiada pelo poder, sexo e dominação entre os personagens, o trailer de divulgação é bem discreto.
A rede Cinemark, do Shopping Boulevard, também diz contabilizar sucesso de vendas na pré-estreia. O número de ingressos vendidos não foi divulgado, mas a assessoria informou que a capacidade estava quase no limite. A rede vai exibir o filme em três salas, com oito sessões ao dia. Já os cinemas Lumiére, do Royal Plaza Shopping, e a rede Cinesystem, do Londrina Norte, não terão a pré-estreia, mas começam a exibir os filmes amanhã. Ambos terão uma sala sala com quatro sessões diárias.

Boicote

Ao mesmo tempo em que é um dos filmes mais esperados de 2015, "Cinquenta Tons de Cinza" tem suscitado polêmica. Grupos de combate à violência doméstica dos Estados Unidos criaram a campanha "#50dollarsnot50shades" (cinquenta dólares, não cinquenta tons), em que pedem doações.
A ideia é que as pessoas deixem de ir ao cinema ver o filme e depositem US$ 50 (R$ 136) para abrigos de mulheres em situação vulnerável. "As pessoas estão realmente incomodadas com esse filme e o seu potencial de glamourizar perseguição e comportamento abusivo", uma das organizadoras do movimento disse ao jornal "The Washington Times". Mulheres reais "não acabam como Anastasia [a protagonista do longa]; elas acabam muitas vezes em abrigos para mulheres, fugindo por anos ou mortas", disse em comunicado o National Center on Sexual Exploitation, órgão de combate à violência doméstica e um dos patrocinadores da campanha. (Com Folhapress)

mockup