CINEMA/OSCAR - Um segredo e oito nominações
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 01 de fevereiro de 2006
Carlos Eduardo Lourenço Jorge<br> Especial para a Folha 2 
É mais ou menos a crônica de premiações anunciadas. Desde Veneza, quando há quatro meses saiu com o Leão de Ouro para melhor filme, ''O Segredo de Brockeback Mountain'' vem colecionando troféus e honrarias. E depois do Globo de Ouro como melhor drama e do prêmio de direção pelo sindicato da categoria, a polêmica história dos dois rústicos cowboys enamorados na vastidão do Wyoming arranca com franco favoritismo em direção ao mais cobiçado dos troféus do cinema, que será entregue na noite de 5 de março no Teatro Kodak de Los Angeles
Ontem, dia de indicações ao 78º Oscar, a Academia concedeu ao filme oito chances de obter a estatueta dourada. Além de melhor filme, ''Brockeback Mountain'' concorre nas categorias de direção (Lee), ator (Heath Ledger), ator coadjuvante (Jake Gyllenhaal), atriz coadjuvante (Michelle Williams), roteiro adaptado, fotografia e trilha sonora.
Mas no último instante, o fator ''Menina de Ouro'' pode pelo menos agregar um pouco de suspense num processo de favoritismo irrestrito. Ano passado, os grandes destaques eram Martin Scorsese e ''O Aviador'', mas o excepcional filme de Clint Eastwood, com menos indicações, acabou atropelando na reta final. O ''Million Dollar Baby'' que despontou este ano, a partir do Globo de Ouro e do prêmio do Sindicato dos Atores, chama-se ''Crash'', drama sobre tensões raciais em Los Angeles. O filme, já exibido há pouco em Londrina durante apenas uma semana e por isso quase nem notado, parte com seis indicações, inclusive melhor filme e melhor diretor (o canadense Paul Haggis, não por coincidência roteirista de ''Menina de Ouro'').
A atriz Mira Sorvino e o presidente da Academia de Hollywood, Sid Gaines, anunciaram em Beverly Hills os nominados em 10 das 24 categorias do Oscar 2006. E entre eles não estava ''Os Dois Filhos de Francisco'', exclusão desde sempre previsível, apesar das ótimas intenções do filme brasileiro que aspirava uma nominação à disputa de melhor filme de língua não inglesa.
Outro que aparece na disputa de melhor filme, também com seis indicações, é ''Boa Noite e Boa Sorte'', de George Clooney, que ainda disputa estatuetas para diretor e co-autor do roteiro, já premiado no Festival de Veneza do ano passado. E se ganhar a estatueta de coadjuvante pelo papel em ''Syriana'', Clooney poderá frustrar a tradição hollywoodiana de que galãs nunca se deram bem na premiação.
Os demais concorrentes ao melhor filme são ''Munique'', de Steven Spielberg (na disputa como diretor), em exibição em Londrina, e a cinebiografia ''Capote'', de Bennett Miller, que aparece com favoritismo pleno na categoria ator: Philip Seymour Hoffman é considerado barbada na bolsa de apostas. Entre as mulheres, Felicity Huffman pode repetir o Globo de Ouro e vencer como o personagem transsexual de ''Transamérica''.
''O Jardineiro Fiel'' emplacou quatro indicações, embora Fernando Meirelles tenha ficado de fora da briga pela melhor direção. Mas Rachel Weisz aparece com ótimas chances de colocar outro troféu sobre a lareira, ao lado do Globo de Ouro e da estatueta do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos como melhor atriz coadjuvante. O roteiro que Jeffrey Caine adaptou do livro de John Le Carré é outro forte candidato na categoria, bem como a lírica e ao mesmo tempo grave e étnica trilha sonora que Alberto Iglesias (parceiro fiel de Almodóvar) compôs para ''O Jardineiro''. E a montagem nervosa e urgente de Claire Simpson também pode emplacar.
A Europa Filmes, distribuidora brasileira de ''O Segredo de Brokeback Mountain'', está lançando o filme nesta sexta-feira no Brasil. Por telefone, a empresa havia informado que, a princípio, Londrina estaria fora do circuito, já que seriam apenas cerca de 80 cópias. Mas ontem foi confirmada a inclusão da cidade no mapeamento das salas nacionais. Espera-se apenas que o filme, de temática independente e pouco hollywoodiana, seja bem tratado pelo exibidor.


