Cena do filme "Garrincha, Alegria do Povo" de  Luiz Carlos Barreto, é um dos destaques do Itaú Cultural Play
Cena do filme "Garrincha, Alegria do Povo" de Luiz Carlos Barreto, é um dos destaques do Itaú Cultural Play | Foto: Divulgação
135 filmes nacionais serão exibidos pelo streaming do Itaú Cultural
135 filmes nacionais serão exibidos pelo streaming do Itaú Cultural | Foto: iStock

No Dia do Cinema Nacional, celebrado em 19 de junho, o público brasileiro passou a contar com uma plataforma gratuita de streaming totalmente focada em produções audiovisuais nacionais. Trata-se da Itaú Cultural Play, que disponibiliza 135 títulos divididos entre filmes de ficção, documentários, séries documentais, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. Na semana de estreia, a plataforma homenageia o Glauber Rocha e o olhar de Luiz Carlos Barreto sobre o futebol.

Cena do filme "Garrincha, Alegria do Povo" de  Luiz Carlos Barreto, é um dos destaques do Itaú Cultural Play
Cena do filme "Garrincha, Alegria do Povo" de Luiz Carlos Barreto, é um dos destaques do Itaú Cultural Play | Foto: Divulgação

A curadoria da Itaú Cultural Play reúne produções de todas as regiões do país, agrupadas e organizadas em uma grande diversidade de temas e mostras, que contemplam nomes conhecidos, diretoras, realizadores estreantes, autores negros e indígenas, entre outros. A seleção feita por especialistas da organização também conta com recortes de curadores convidados e instituições parceiras, contemplando variedade estética e temática.

Com acesso gratuito, o catálogo inicial reúne 135 títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Além de filmes históricos, a plataforma também apresenta títulos contemporâneos, com filmes reconhecidos pela crítica e premiados em festivais, obras de cinema independente, filmes universitários e mostras temáticas, com parceiros institucionais e de festivais audiovisuais.

Os títulos em cartaz perpassam dos clássicos ao cinema contemporâneo e obras mais recentes e de autoria negra e indígena. A grade também garante equilíbrio de gênero por trás das câmeras, com filmes realizados por 56 diretoras e 64 diretores. “Vamos trazer a diversidade da nossa cinematografia para o grande público, gratuitamente, cumprindo nosso compromisso de ampliar o acesso à cultura brasileira.”, diz Eduardo Saron, diretor da instituição. No futuro, a plataforma poderá ter salas com sessões especiais pagas, sem afetar o propósito central de ofertar conteúdo gratuito.

Um dos diferenciais da Itaú Cultural Play também é a possibilidade de exibir a produção audiovisual realizada por instituições culturais de todo o Brasil, com recortes curatoriais próprios. No catálogo inicial, traz filmes selecionados por instituições parceiras de suas próprias produções – a Festa Internacional Literária de Paraty (Flip); a São Paulo Companhia de Dança, os institutos CPFL e Alana, além de dois canais de televisão, Arte1 e TVE/Bahia.

Outras curadorias, nesta primeira mostra, vêm da programação de três festivais de cinema: forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, que fez a seleção de filmes de autoria indígena; IN-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical e o É Tudo Verdade, que traz uma retrospectiva de curtas-metragens premiados em suas edições.

Além destes recortes, a seleção de filmes é cuidadosamente organizada pela equipe do Itaú Cultural. O catálogo inicial inclui 16 mostras temáticas, 56 longas-metragens, 50 curtas-metragens, 36 ficções, 69 documentários, 15 filmes de animação para adultos e para crianças. Nesta plataforma, os filmes são disponibilizados com informações sobre as obras, sinopses e “porque ver”, ajudando o público a fazer descobertas e a tomar contato com as obras de forma contextualizada. ‍

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1