Cinema em circuito universitário
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 31 de outubro de 2000
Karla Matida De Londrina
Londrina está na rota do cinema nacional e isso é fato comprovado. Depois das exibições do projeto Sessão Brasil, idealizado pelo jornalista e produtor cultural Caio Julio Cesaro, agora é a vez da cidade receber a segunda edição do Cinema BR em Movimento. O filme O Rap do Pequeno Príncipe Contra As Almas Sebosas, da dupla Paulo Caldas e Marcelo Luna será exibido hoje, às 10h15, no Auditório do CESA, na Universidade Estadual de Londrina. Na semana que vem, o filme volta a ser exibido nos dias 14 e 16, no mesmo local.
O projeto que agora chega à Londrina tem uma causa nobre: formas novas platéias para o cinema brasileiro, para isso criando um circuito paralelo de exibição. Tanto o Cirucuito Universitário como o Circuito Sem Tela têm entrada gratuita, e atingem de estudantes a moradores da periferia.
A edição londrinense é direcionada aos universitários o objetivo do projeto é alcançar um público de 500 mil estudantes espalhados por 65 universidades de 22 estados brasileiros. De 30 de outubro a 21 de novembro, acontecerão em média cinco sessões em cada universidade.
Na primeira edição do Cinema BR em Movimento, realizada no primeiro semestre deste ano, foram realizadas 277 sessões em 62 universidades, com a exibição do filme O Dia da Caça, de Alberto Graça.
Com roteiro de Paulo Caldas, Marcelo Luna e Fred Jordão, O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas é um documentário que retrata o cotidiano da periferia no Recife e conta a história de dois personagens reais, Helinho, que é justiceiro e conhecido como O Pequeno Príncipe, e Garnizé, músico da banda de rap Faces do Subúrbio. O filme mistura ritmos e imagens com poesias e sons para mostrar ao público os pensamentos de parte do movimento hip-hop brasileiro. Paulos Caldas e Marcelo Luna já trabalharam juntos anteriormente, na direção do vídeo Ópera Cólera. Em dupla com Lírio Ferreira, Paulo Caldas dirigiu o longa-metragem Baile Perfumado, que ganhou prêmios no Brasil e no exterior.
É uma boa oportunidade para assistir a este filme porque dificilmente ele seja exibido nos cinemas da cidade, explica Fabrício Azambuja, que é um agente universitário, responsável pelas exibições do circuito universitário em Londrina. Estudante de Jornalismo, Fabrício já esteve à frente das sessões londrinenses no primeiro semestre. Espero que (o projeto) venha para Londrina todo ano, porque é uma atração cultural a mais para os universitários, explica.
Cinema BR em Movimento 2ª edição Circuito Universitário. Hoje, às 10h15, dia 14, às 20h15 e no dia 16, às 10h15. No Auditório do CESA, na UEL. Entrada franca.