A Mostra de Cinema e os prêmios nacionais conquistados nos últimos anos pelos curtas de Rodrigo Grota (com produção do instituto Kinoarte), colocaram Londrina no mapa do mercado audiovisual brasileiro.
Transformada em pólo no setor, a cidade começa a abrigar iniciativas inéditas para dar vazão aos talentos emergentes. A novidade desta temporada é um Curso de Especialização em Trilha Sonora para Cinema e Televisão, que será realizado a partir de março na Integrali - um centro voltado para cursos de pós-gradução - com certificação pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), de São Paulo.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site http://www.integralececo.com.br/trilhasonora. As aulas começam dia 3 de março de 2012. O curso será coordenado pelo compositor e arranjador Otávio Luis Santos, que formou-se em Música pela UEL e é Mestrando em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), além de Especialista em Trilha Sonora para Cinema e TV pela conceituada University of California Los Angeles (UCLA).
''É um curso inédito no Brasil. O que temos no País são disciplinas na gradução e mini-cursos de extensão com carga horário menor, mas não um curso de especialização com duração de dois anos. Se a pessoa quiser fazer pós-graduação na área, tem que viajar para o exterior. Estamos abrindo um novo campo'', diz ele.
Aprovado pelo MEC, o curso terá entre seus professores convidados o consagrado compositor David Tygel, fundador nos anos 70 do grupo vocal Boca Livre e autor de trilhas de aproximadamente 30 filmes nacionais e cujo currículo destaca cinco troféus Kikito de Melhor Trilha Musical no Festival de Gramado. Além dele e do próprio coordenador, a equipe docente conta com Mário Loureiro, Fernando H. Kozu, Janete El Haouli, André Siqueira e José Guilherme A. Lima.
Otávio ficou um ano e meio nos Estados Unidos. Retornou no final de 2010, quando percebeu a efevescência do segmento em Londrina. ''O cinema está crescendo no Brasil todo, mas Londrina tornou-se a referência paranaense para a indústria por causa da Mostra de Cinema e da Kinoarte. E tem o curso de Pós-Gradução em Cinema e Documentário, coordenado pelo Luciano Pascoal, que vai para seu segundo ano na Faculdade Pitágoras. Quem atua na área, por aqui, está se profissionalizando'', assinala.
Ele acrescenta que a percepção do interesse no setor foi reforçada em julho deste ano, quando realizou uma oficina para produção de trilha sonora para cinema e televisão no Festival de Música. ''Havia 25 participantes de Londrina, além de alunos vindos de Curitiba e Maringá. Existe procura, existe demanda, porque as pessoas já não querem usar músicas já existentes em suas produções. A área de videogames também está exigindo profissionais que compõem trilhas para os jogos. O mercado abriu'', salienta.
Otávio foi ganhador da bolsa de estudos BMI/Jerry Goldsmith Scholarship durante sua permanência nos Estados Unidos e trabalhou junto do premiado compositor canadense Trevor Morris, em Los Angeles. Recentemente concluiu a trilha do longa-metragem americano ''Biology 101'' (ainda sem data prevista para lançamento no Brasil).
Desde que retornou a Londrina, ele tem feito produção sonora para o mercado publicitário. Neste ano, foi premiado pelo Melhor Jingle/Spot (categoria varejo) no 8º Prêmio APP Markmídia.

Serviço:
- Curso de Pós-Gradução - Especialização em Trilha Sonora para Cinema e Televisão
Quando - Início em 3 de março de 2012
Duração - Dois anos
Onde - Integrali (Rua Engenheiro Omar Rupp, 333, atrás do Hospital Evangélico)
Taxa de inscrição - R$ 390,00 (referente à primeira parcela do investimento)
Mensalidade - R$ 390,00
Informações - (43) 3344-2570 e no site www.integralececo.com.br/trilhasonora