ReproduçãoCensurado na China, ‘‘O Outro Lado da Cidade Proibida’’ conta a história de amor entre um prisioneiro e um policialCinema alternativo
Grupo Estação entra no mercado de
vídeo para oferecer aos cinéfilos filmes
exibidos fora do circuito comercial
Celso Mattos
Esta é uma boa notícia para quem gosta de cinema e, melhor ainda para quem curte filmes alternativos. A partir deste mês até o final do ano deve chegar às locadoras um acervo de 25 filmes - a maioria deles premiados em festivais badalados do mundo inteiro e assinados por diretores europeus, asiáticos, latino-americanos e também norte-americanos. São obras que só alguns privilegiados que moram em grandes centros como São Paulo e Rio ou participam de festivais e mostras internacionais tiveram a oportunidade de ver nos cinemas.
Mas com a entrada do Grupo Estação, do Rio de Janeiro, no mercado de vídeo, os amantes da sétima arte poderão, finalmente, ter acesso a uma cinematografia exibida fora do circuito comercial. O Grupo Estação, que nasceu em 1985 por iniciativa de quatro jovens apaixonados por cinema - Ilda Santiago, Marcelo Mendes, Nelson Krumholz e Adriana Rattes - é atualmente uma referência de cultura e entretenimento no Rio, reunindo 15 salas de exibição, três locadoras e três livrarias, além de realizar todos os anos a Mostra Rio de Cinema, que está em sua 11ª edição. Foi esse grupo que, em 1993, revelou ao mundo o diretor chinês Ang Lee, ao exibir pela primeira vez seu filme ‘‘O Banquete de Casamento’’.
Os filmes do selo Estação serão distribuídos às locadoras pela FlashStar. Os primeiros a chegar serão o chinês ‘‘O Outro Lado da Cidade Proibida’’, o britânico ‘‘Wilde’’ e o musical ‘‘Hype!’’. Vencedor dos prêmios de melhor direção, roteiro e fotografia no Festival de Mar Del Plata, ‘‘O Outro Lado da Cidade Proibida’’, de Zhang Yuan, é o relato de um amor homossexual entre um prisioneiro e um policial, que foi proibido de ser exibido na China. Já ‘‘Hype!’’ é um documentário que tem como cenário a cidade de Seattle, nos Estados Unidos. É uma rock-história sobre as origens da cena musical, estrelado por Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e outras bandas que abriram caminho para as demais. Repleto de cenas ao vivo e comentários irreverentes, ‘‘Hype!’’ capta a cultura, o espírito e o estilo do fenômeno musical mais vendido da década: o grunge.
‘‘Wilde’’, dirigido por Brian Gilbert, é um retrato iluminado do lendário dramaturgo Oscar Wilde que revela as lutas emocionais e a repressão da sociedade vitoriana que foram o pano de fundo para a obra de um gênio da literatura. Stephen Fry que interpreta Oscar Wilde foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator. Mas o pacote do Grupo Estação para este ano traz ainda ‘‘Genealogias de um Crime’’ de Raul Ruiz, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim; ‘‘A Enguia’’, de Shohei Imamura, ganhador da Palma de Ouro em Cannes; ‘‘Viagem ao Princípio do Mundo’’, de Manuel de Oliveira, último filme estrelado por Marcelo Mastroiani; ‘‘Trinta Anos Esta Noite’’, de Louis Malle e muitos outros.
Os cinéfilos que desejarem adquirir os filmes do Selo Estação podem entrar em contato com a distribuidora FlashStar pelo telefone (011) 7295-8456.

mockup