CINEMA - Vila das Torres é tema de documentário
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de setembro de 2003
Katia Michelle Pires<br> Equipe da Folha 
Curitiba O Projeto Olho Vivo uma das Residências Culturais do Novo Rebouças apresenta hoje, na Cinemateca de Curitiba, o documentário ''Vila das Torres''. A Vila das Torres é uma das mais antigas favelas de Curitiba e está localizada na região central da capital paranaense. Para produzir o vídeo, os alunos da Oficina de Realização de Vídeo, coordenados pelo cineasta Luciano Coelho, conheceram os moradores e a realidade da vida do lugar. Serão exibidos também outros quatro vídeos inéditos, resultado do trabalho dos alunos das oficinas de arte e vídeo.
O local abriga cerca de 13 mil pessoas, em sua maioria catadores de papel. Através de depoimentos como o de ''Pipoca'', líder do grupo de rap F. M. A. (Forte Mente Armados), e Irenilda Arruda, que dirige o Clube de Mães, o documentário conta um pouco da história da vila e do modo de vida de seus moradores.
Para o cineasta Luciano Coleho, o objetivo do documentário é ''mostrar que dentro desta vila, que tem uma imagem de local violento e perigoso entre os curitibanos, vivem pessoas como nós: homens, mulheres e crianças que têm seus sonhos e objetivos, só que encontram dificuldades muito maiores para poder realizá-los''.
Com duração de 30 minutos, o vídeo questiona qual o futuro das crianças da vila e o papel de todos na construção desse futuro. Antes da exibição do documentário serão mostrados os trabalhos finais da Oficina de Arte, Sociedade e Audiovisual: peças de vídeo que misturam ficção e exploração de linguagens do audiovisual.
O Projeto Olho Vivo foi criado pelo ator e roteirista Marcelo Munhoz e pelo cineasta Luciano Coelho como um centro de estímulo à produção de vídeo e arte em Curitiba. Os alunos são convidados a ver no audiovisual um meio de reflexão sobre a realidade, a arte e a sociedade.
A Oficina de Realização de Vídeo engloba noções básicas das etapas de produção de um vídeo. Os alunos realizam, em conjunto, um vídeo de ficção e um documentário, utilizando da tecnologia de vídeo digital. Já a Oficina de Arte, Sociedade e Audiovisual traça um panorama da história da arte, discutindo a arte do passado e do presente inseridas nos seus contextos históricos. Peças de vídeo-arte são realizadas ao longo da oficina. Os cursos são gratuitos.
Serviço:
- Exibição do documentário ''Vila das Torres'' e de mais quatro vídeos produzidos nas oficinas do projeto Olho Vivo. Hoje, às 21 horas, na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti s/n), em Curitiba. Mais informações no site do Projeto Olho Vivo (www.projetoolhovivo.com.br)


