CINEMA - Stop motion: conheça e assista
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de outubro de 2005
Carlos Eduardo Lourenço Jorge<br>Especial para a Folha 2 
Quando há treze anos o roteirista/produtor Tim Burton e o diretor Henry Sellick lançaram com grande sucesso ''O Estranho Mundo de Jack'', toda uma nova geração de seguidores do stop-motion abriu os olhos e viu que era possível voltar a esta arte. Mas o que é o stop-motion? A definição básica é que se trata de técnica que faz com que objetos estáticos ganhem movimento. Para isso é necessária uma câmera que registre um plano ou um quadro por vez, fotograma a fotograma, o que permite deter a gravação para então mover o objeto e desta maneira continuar com seu movimento. É a fotografia fixa animada.
Um pioneiro desta técnica foi Willis O'Brien, que em 1933 ''animou'' o primeiro King Kong. Mais tarde, animadores da Europa Oriental fizeram evoluir a técnica. Exemplos mais recentes são as criações do estúdio inglês Aardman Animation: Wallace & Gromit (quatro curtas metragens e agora ''A Batalha dos Vegetais'', em exibição na cidade), ''A Fuga das Galinhas'' e outra série de curtas para a BBC, ''Angry Kid''.
Na entrevista que concedeu à Folha mês passado no Festival de Veneza, Tim Burton disse que ''há alguma coisa de maravilhoso nesse processo de tocar e mover fisicamente os personagens, e ver que seu mundo realmente existe''. O stop-motion é inteiramente regido pelos detalhes, e mais que uma técnica, é uma arte que requer esforço extraordinário porque, como bem disse o diretor de ''A Noiva-Cadáver'' outro exemplar da técnica também disponível no circuito local , aquele mundo foi criado por artistas que desenham, esculpem e pintam tudo. No caso de ''Corpse Bride'', 22 animadores criaram e movimentaram 60 personagens acabados (mais suas cópias réplicas parciais) em cima de 34 sets em miniatura.
A tecnologia evoluiu muito nestes últimos anos, é claro. Em 1993, ''Jack'' exibia expressões faciais dos bonecos de argila (ou ''massinha'') através de cabeças substituíveis, uma técnica eficaz, mas limitada. Em 2005, ''A Noiva-Cadáver'' introduziu complicados mecanismos numa cabeça única dos bonecos que medem de 10 a 20cm, e que faz com que eles pareçam de fato vivos. Outra característica da animação ''stop motion'' é a minuciosa atenção aos detalhes e acessórios, mesmo os minúsculos.
Apesar de muito trabalhoso e perfeccionista, e por isso extremamente lento, o stop-motion é sofisticada arte artesanal por excelência. O inglês Nick Park, criador da dupla Wallace & Gromit, levou cinco anos para concluir ''A Batalha dos Vegetais''. Deste tempo, ''apenas'' os últimos dezoito meses foram dedicados somente às filmagens. No total, um trabalho que envolveu diretamente 250 pessoas, entre elas 30 animadores, a um ritmo de rodagem de três segundos por dia (!) e a um custo total de U$ 30 milhões.
Embora tanto ''A Noiva-Cadáver'' quanto ''A Batalha dos Vegetais'' utilizem animação computadorizada em alguns poucos momentos, toda a expressividade humana percebida pelo espectador se deve ao bonecos de argila movimentados pelo stop-motion. Graças a esta aparência artesanal imperfeita mas sempre cativante é possível curtir melhor os personagens e sua capacidade de observação do mundo ao redor. Esta aposta na animação clássica e na estética ''fora de moda'', quase ingênua, nem por isso deixa de ser menos rigorosa, ou menos criativa, ou menos poética.


