Filmes de 34 países dos cinco continentes podem ser vistos gratuitamente pela internet até o próximo domingo (19) dentro da programação do 12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, que teve início no último final de semana. Ao todo, foram selecionadas 111 produções para o evento. Entre os destaques está o filme pernambucano “Carro Rei”, que traz o ator Matheus Nachtergaele como protagonista e foi o grande vencedor do 49º Festival de Cinema de Gramado.

O filme brasileiro "Carro Rei", com Matheus Nachtergaele, está entre os destaques do Cinefantasy que segue até domingo na internet
O filme brasileiro "Carro Rei", com Matheus Nachtergaele, está entre os destaques do Cinefantasy que segue até domingo na internet | Foto: Divulgação

Os 111 filmes foram selecionados entre 726 inscritos e muitas produções são premiadas. Todos os longas-metragens internacionais são inéditos no Brasil. As produções serão uma janela para o espectador conhecer um pouco dos países onde as gravações aconteceram. As produções ficarão disponíveis na plataforma do festival até o encerramento do evento.

Ao todo, o Brasil disputa com 41 filmes. A Mostra Brasil Fantástico, por exemplo, é composta por obras, em sua maioria, indígenas e tem curadoria de Graciela Guarani. E a Mostra Fantastic Black Power conta apenas com filmes nacionais. O Festival trará ainda a estreia mundial da obra brasileira "As Almas que Dançam no Escuro" (2021), do cineasta Marcos DeBrito.

Este ano, pela primeira vez o Cinefantasy vem sendo produzido por mulheres e aborda assuntos relevantes como o assédio no cinema. Além de uma homenagem à Helena Ignez, uma das grandes personalidades femininas do cinema brasileiro. A homenagem acontece com a exibição do documentário "A Mulher de Luz Própria" , de Sinai Sganzerla. Além de filmes dirigidos por Inês, entre eles: "A Miss e o Dinossauro" (2005), "Canção de Baal" (2008), "Feio, Eu?" (2013), "Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha" (2010), "Ossos" (2014), "Poder dos Afetos" (2013), "Reinvenção da Rua" (2003).

Pela primeira vez, nas 12 edições do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, a curadoria e juri são exclusivamente compostos por mulheres. "Especialmente agora nesse momento no qual as mulheres do Afeganistão estão ameaçadas pelo Talibã e podem perder seus direitos à educação, ao trabalho, à liberdade de circulação e à vida. Essa edição é um grito pela segurança e contra todas as formas de discriminação e abuso ”, salienta Monica Trigo, diretora do Festival Cinefantasy e presidente da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico, considerado o Oscar no Cinema Fantástico.

A cerimônia de premiação acontece dia 19 de setembro, às 20h, e terá a atriz Clarissa Pinheiro como mestre de cerimônia. O melhor filme em cada uma das mostras receberá o troféu do 12º Cinefantasy. Também serão premiados o melhor roteiro, direção, atriz e ator dos longas-metragens. O público ainda poderá votar no melhor curta e melhor longa-metragem, que recebem o Prêmio do Júri Popular. Os premiados recebem o troféu José Mojica Marins e a Mostra Fantastic Black Power o troféu João Acaiabe. A premiação acontece na plataforma https://play.innsaei.tv/.

Serviço:

12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

Quando - Até Domingo (19)

Onde - Plataforma https://play.innsaei.tv/

*A programação completa está disponível no site https://cinefantasy.com.br/