'Cinco Tipos de Medo', filme do Mato Grosso, vence em Gramado
Festival na Serra Gaúcha premia filme dirigido por Bruno Bini; Malu Galli fica com o Kikito de Melhor Atriz por "Querido Mundo"
PUBLICAÇÃO
domingo, 24 de agosto de 2025
Festival na Serra Gaúcha premia filme dirigido por Bruno Bini; Malu Galli fica com o Kikito de Melhor Atriz por "Querido Mundo"
Carlos Eduardo Lourenço Jorge/ Especial para a FOLHA 

GRAMADO (RS) - O Festival de Cinema de Gramado chegou ao fim na noite de sábado (23) no Palácio dos Festivais, depois de movimentar a Serra Gaúcha durante os 11 dias de evento.
A cerimônia de premiação consagrou como melhor filme “Cinco Tipos de Medo” (MT), de Bruno Bini, e abriu uma inesperada janela cinematográfica para um estado sem qualquer precedente no mapa cinematográfico do Brasil.

Com equipe predominantemente mato-grossense, o filme, uma bem engendrada trama policial de ação e suspense, revelou para o cinema alguns nomes que devem merecer atenção: o vencedor do Kikito de melhor ator coadjuvante, o musico rapper Xamã, e a forte presença dramática da cuiabana Isabella Karolina de Campos Siqueira Carmo, aliás Bella Campos, já com meio caminho andado como atriz televisiva. Atualmente, ela interpreta Maria de Fátima na novela "Vale Tudo."
Leia mais:
Com um público de cerca de 40 mil pessoas, segundo estimativas dos organizadores da mostra, ao todo o festival exibiu 74 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para as cinco mostras competitivas (títulos brasileiros de ficção em longa e curta metragem, documentários, curtas brasileiros, longas e curtas gaúchos). Ao todo foram entregues 52 prêmios, sendo 40 Kikitos e o restante entre dinheiro e equipamentos.

MALU GALLI: MELHOR ATRIZ
Alguns premiados merecem mais destaque que outros, como o “papagaio de pirata” vivido por Gero Camilo, melhor ator; ou como Malu Galli, a Tia Celina da novela "Vale Tudo", melhor atriz salvando o sofrível “Querido Mundo”; ou a combinação de roteirista e editor para Bruno Bini por “Cinco Tipos de Medo”, mais uma menção honrosa para “Para Vigo Me Voy”, de Lírio Ferreira e Karen Harley.

E quem merecia um Kikito como melífluo malabarista foi o desafiante clima serrano de Gramado. Foram dias de fortes emoções climatológicas, e foram inúmeros os dias com uma imbatível combinação das quatro estações, que mostraram dias de ventanias combinadas com chuva, fina, média ou grossa, e o frio gelado com o termômetro emperrado entre três e cinco graus.
OUTROS PRÊMIOS
Melhor Fotografia: Renata Corrêa, por "Nó", de Laís Melo
Melhor Montagem: Bruno Bini, por "Cinco Tipos de Medo"
Melhor Trilha Musical: Alekos Vuskovic, por "A Natureza das Coisas Invisíveis", de Rafaela Camelo
Melhor Direção de Arte: Elsa Romero, por "Papagaios", de Douglas Soares
Melhor Atriz Coadjuvante: Aline Marta Maria, por "A Natureza das Coisas Invisíveis", de Rafaela Camelo
Melhor Ator Coadjuvante: Xamã, por "Cinco Tipos de Medo", de Bruno Bini
Melhor Desenho de Som: Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes, por "Papagaios" de Douglas Soares
Prêmio Especial do Júri: "A Natureza das Coisas Invisíveis", de Rafaela Camelo
Menção Honrosa: "Sonhar com Leões", de Paolo Marinou-Blanco
Melhor Filme pelo Júri Popular: "Papagaio", de Douglas Soares
Melhor Filme pelo Júri da Crítica: "Nó", de Laís Melo
Melhor Longa-metragem Documentário: “Lendo o Mundo", de Catherine Murphy e Iris de Oliveira
*O jornalista viajou a convite da organização do Festival




