São Paulo, 13 (AE) - Desde o projeto "Anthology" - três discos contendo material inédito da banda inglesa lançados nesta década -, os fãs dos Beatles querem saber se ainda há algo inédito no interminável "baú" do quarteto de Liverpool. A resposta está em cinco CDs não oficiais que chegam ao Brasil: "Turn Me on Dead Man - The Beatles, Get Back - The Glyn John Final Compilation, Another Sessions... Plus, Through Many Years" e "Live and Well Done".
Os cinco discos trazem preciosidades do grupo. Há desde takes alternativos de canções famosas a faixas totalmente inéditas da banda inglesa. Além disso, músicas ao vivo, faixas-solos de George Harrison e Ringo Starr e canções em versões diferentes das originais, fazem parte do repertório deste material.
A pérola de "Turn Me on Dead Man" (disco duplo com 46 faixas) é a música "What Youre Doing". A canção, gravada originalmente no álbum "Beatles for Sale" (de 1964), trazia apenas Paul nos vocais. Nesta versão, Paul divide os vocais com Lennon. Outra raridade é "Penny Lane". A faixa saiu no segundo volume de "Anthology", mas apenas em pequenos trechos. Neste CD alternativo, a música está completa.
Do álbum "Get Back" (que acabou saindo oficialmente com o nome de "Let It Be", em 1970), as raridades são" The Long and Winding Road" e "Across the Universe". Ambas as canções surgem neste CD sem o apoio do coral e do arranjo de cordas. Estes artifícios, que não agradaram muito aos quatro músicos, foram aprontados para a versão final de "Let It Be".
"Another Sessions... Plus" traz basicamente versões alternativas de demo tapes de músicas que saíram na trilogia "Anthology". O destaque fica para a versão totalmente inédita da música "A Hard Days Night".
"Through Many Years" apresenta raridades dos trabalhos-solos de Ringo e George, como as músicas inéditas "Dera Dhun, Gopala Krishna" e "Going Down to Golders Green", que ficaram de fora do disco de George, "All Things Must Pass". E a faixa "Stormy Wheater", que não foi aproveitada por Ringo em seu disco "Sentimental Journey".
Outra faixa que chama a atenção é "Octopus Garden". Ringo gravou a versão desta música em um programa de televisão na Inglaterra. Por imposição da União dos Músicos daquele país, George Martin foi obrigado a fazer nova mixagem da canção, usando a gravação original dos Beatles. Para isso, retirou o baixo, o piano e a guitarra-solo que foram gravadas por outros músicos e não pelos Beatles no programa de TV. De original, apenas o vocal de Ringo Starr.
O último disco do pacote é "Live and Well Done". A faixa "Long Tall Sally" aparece em versão ao vivo retirada do show feito pelos Beatles no dia 2 de novembro de 1964 em um evento organizado pelo jornal inglês de música New Musical Express. Outro destaque é a canção "Lonesome Town", de Rick Nelson, na voz de Paul McCartney. Esta versão foi retirada do show que o ex-baixista dos Beatles fez este ano em homenagem a sua mulher, Linda McCartney. M.F.
Estes cinco discos, assim como o CD e o vídeo de Yellow Submarine, podem ser encontrados na loja Blackbird Music Shop (Rua Mateus Grou, 32, Pinheiros, tel.: 852-9162. São Paulo).

mockup