São Paulo - Os alemães podem ser aficionados por sua seleção de futebol, mas a torcida pelo Brasil também deve ser grande na Copa do Mundo na Alemanha. Afinal, ter por perto o país pentacampeão e seus seguidores significa muitos e animados turistas. Na primeira fase deste Mundial, a seleção brasileira joga em Berlim, Munique e Dortmund. E os pacotes montados pela Planeta Brasil, operadora oficial do campeonato por aqui, incluem hospedagem em Colônia, cidade que se gaba do fácil acesso para outras localidades alemãs e que está a apenas 90 quilômetros de Dortmund (onde o Brasil enfrenta o Japão, em 22 de junho).
Para reforçar a promoção dos destinos no mercado brasileiro, estiveram em São Paulo, representantes de Berlim, Munique e Colônia, que vieram mostrar como estão se preparando para o Mundial. Os sites www.visitealemanha.com e www.vocenacopa.com.br servem de referência para quem planeja ir à Copa.
A estréia da seleção no Mundial será em Berlim, contra a Croácia, em 13 de junho. ''Estamos muito contentes porque o Brasil jogará a primeira rodada lá'', afirmou o diretor da Secretaria de Turismo de Berlim, Hanns Peter Nerger. ''O que ainda não pusemos aqui (na agenda de partidas) é que vai jogar também a final em 9 de julho (em Berlim)'', disse, em tom de brincadeira. Seja lá qual for o resultado da Copa, para o encerramento, está programada uma festa no Portão de Brandemburgo, cartão-postal de Berlim.
Segundo Nerger, o brasileiro se sente em casa na capital alemã e não será necessária preparação especial para receber a torcida verde-amarela. ''O Brasil tem forte presença na vida cultural de Berlim. Temos restaurantes com cozinha brasileira e samba no Carnaval das Culturas (desfiles em 4 de junho).''
Nerger confirmou o que havia sido anunciado no ano passado pelo Centro de Turismo Alemão: quem ficar sem ingresso poderá assistir às partidas em telões espalhados pelas 12 cidades-sede. Em Berlim, será cobrado ingresso (valor ainda não definido) em algumas áreas, como no parque localizado atrás do Estádio Olímpico. ''Vai dar para ouvir até a gritaria'', disse.
Em Munique, o telão onde os fãs poderão ver os jogos ficará dentro do Parque Olímpico. O espaço abrigará também um festival de cultura brasileira, de 3 de junho a 8 de julho.
Capital da Baviera, famosa pelas cervejarias e pela Oktoberfest, a cidade aposta em sua população festeira para ganhar a preferência dos brasileiros. ''A Baviera é o melhor lugar para comemorar'', garantiu o representante de Munique Ralf Zednik. Se tudo der certo, os brasileiros poderão celebrar lá além do jogo contra a Austrália, em 18 de junho a semifinal, em 5 de julho. Bebida não falta. Em Munique, até o aeroporto tem cervejaria própria.
Colônia aposta que terá a maior concentração verde-amarela. Além dos 6 mil brasileiros que moram na cidade, pelo menos 5 mil devem fazer dali seu quartel-general no campeonato. Para que os visitantes se sintam à vontade, foram preparados mapas e até cardápios em português. ''Haverá médicos e até guardas que tenham pelo menos uma noção do idioma'', garante Gregor Goscinak, responsável pelo marketing da cidade. Afinal, além de receber os brasileiros, Colônia será palco da partida, em 11 de junho, entre Portugal e Angola dois países de língua portuguesa.

mockup