Cidade fotogênica
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Marcos Roman<br>Reportagem Local 
Uma cena que sintetiza a harmonia entre o urbano e o rural e mostra os caminhos que traduzem o desenvolvimento da "Pequena Londres". Foi com uma imagem captada da zona leste da cidade no início deste ano que o fotógrafo Wilson Grandinetti ganhou o primeiro lugar na 7ª edição da Maratona Fotográfica Clic o Seu Amor por Londrina. Promovido pelo Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com apoio do Grupo Folha de Comunicação, o evento bianual tem como objetivo criar um banco de imagens com o registro das transformações paisagísticas e arquitetônicas ocorridas em Londrina entre os anos 2001 e 2020.
Esta foi a primeira vez que Grandinetti participou do concurso. "Acho que Londrina é muito bonita e fotogênica. Sempre tive o hábito de fazer fotos da cidade e publicar no Facebook. Tenho um acervo com cerca de 25 imagens de Londrina, mas quando fiz essa fotografia do Monte Catini, um bairro próximo ao campus da Universidade Federal do Paraná, senti que havia algo especial. Gosto desta composição que mostra a estrada de terra que simboliza a chegada dos primeiros colonizadores e da estrada de ferro que trouxe o progresso para cá, assim como o contraste entre o mato e os altos edifícios", argumenta o fotografo, que há cinco anos abriu mão da profissão de artista visual para se dedicar à fotografia. Contemplado com um prêmio no valor de R$ 3 mil, Grandinetti concorreu com outros 98 inscritos, que enviaram cerca de 280 fotos para o concurso.
O segundo lugar ficou com o engenheiro agrônomo André Shimohiro, que registrou uma plantação de trigo próximo a um condomínio de prédios localizados perto do distrito rural de Heimtal. "Adoro tirar fotografias e sempre carrego uma câmera comigo. Quando passei por ali e percebi que a cena se adequava perfeitamente à temática do concurso, resolvi me inscrever. Agora me sinto ainda mais motivado para continuar fotografando a cidade", diz.
Materiais de construção às margens do Lago Igapó, registrados pela corretora de imóveis Roseli Silva conquistou a terceira colocação do concurso. "Comecei a fazer um curso de fotografia há pouco tempo e numa mesma tarde fiz mais de 150 imagens com o objetivo de inscrevê-las na maratona. Penso em me dedicar profissionalmente à carreira de fotógrafa e esse prêmio veio em boa hora", afirma.
O criador e organizador da maratona faz um balanço positivo do evento. "Nas primeiras edições tivemos muitos problemas pelo fatos dos inscritos não se atentarem à temática que é registrar as mudanças ocorridas em Londrina. Isso não tem acontecido nos últimos anos. Além disso, o nível de qualidade estética das fotos inscritas é muito alto. Todo mundo vai poder comprovar isso na exposição que montaremos no início de dezembro na Vectra Store, reunindo 100 fotografias que participaram do concurso e que poderá ser visitada gratuitamente até o mês de março. Também produziremos calendários de 2016 e 2017 utilizando algumas fotografias do concurso", destaca Paulo César Boni, coordenador do Curso de Especialização em Fotografia da da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


