Uma parceria entre o Atelier Paulo Menten e Atelier Valparaíso resultou em três projetos independentes das artes visuais que serão realizados em Londrina ao longo dos meses de setembro e outubro. Um deles acontece neste fim de semana, a chamada "Feira MoLaGrav - Venda e Troca de Arte", que surgiu após Raphael Menten e Carolina Sobreira organizarem edital de chamada para a "Exposição Mostra Latinoamericana de Gravura", que também será aberta na mesma data. A feira aconteceu no Museu Histórico de Londrina no sábado (1) e domingo (2). Já a exposição está acontecendo em locais como a Galeria Shopping Boulevard e Departamento de Artes Visuais CECA - UEL. Até final de outubro, serão realizadas ainda palestras, oficinas e exibições de vídeos relacionados às artes visuais em vários espaços culturais.

Imagem ilustrativa da imagem Cidadania/Folha 2 - Londrina em estado de arte
| Foto: Ricardo Chicarelli



Segundo Raphael Menten, o edital da Mostra recebeu inscrições de mais de 90 artistas de todo o Brasil e países da América Latina, que enviaram um total de 250 trabalhos, além de outros dez artistas convidados cujos trabalhos serão expostos ou virão para ministrar oficinas. "Cada um mandou, em média, três obras de seu acervo e técnica. Muitos destes decidiram, também, vir a Londrina para a abertura da exposição trazendo mais amostras dos trabalhos que realizam. Foi, então, que decidimos criar uma feira para comercialização e troca dessa produção entre eles e o público visitante", explica ele, que, atualmente cuida de todo o acervo de seu avô, o artista Paulo Menten, com mais de 4 mil obras. No ano passado, inclusive, organizou duas exposições com obras inéditas do artista plástico e visual Paulo Menten.

Relacionados às artes visuais: como xilogravura, linoleogravura, litografia e serigrafia

Duas exposições: que também traziam matrizes e objetos pessoais do artista Paulo Menten que escolheu Londrina para viver e criar por mais de trinta anos