Profissionais que levam arte a moradores de rua de diversos países terão a oportunidade de compartilhar experiências no evento que o Ciclo – Circuito de Artes e Conceitos de Londrina - promove nesta quinta-feira (19), às 10 horas. A iniciativa do mais novo festival cultural da cidade reunirá, no formato on-line, representantes de projetos desenvolvidos em Londrina, na Itália, França, Estados Unidos e Argentina para debater “Ações que sustentam a vida: Arte & Cultura em situação de rua”. O encontro internacional será realizado gratuitamente na plataforma Zoom, com transmissão também pelo Facebook (www.facebook.com/circuitoarteconceitolondrina).

Realizado numa parceria entre o Ciclo, o Open Program (coletivo que reúne de artistas de todo o mundo) - Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e o Projeto Brisa, da Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina), o encontro contará com a participação de produtores culturais da Argentina (Proyecto Realidad Empoderada), França (Bastion de Bercy) e Estados Unidos (Comunity of Hope – NYC).

O evento terá como anfitriões integrantes do Brisa - projeto de inclusão sociocultural desenvolvido em Londrina que visa proporcionar às pessoas que estão em situação de rua ou acolhimento institucional o acesso às diversas linguagens artístico-culturais. “É uma oportunidade para o Brisa de ampliar o seu alcance, subir um pouco mais o volume de vozes que são sempre caladas”, afirma Silvio Ribeiro, diretor do projeto, agora na sua terceira temporada.

Mario Biagini participa do debate on-line:“É preciso mudar radicalmente a própria concepção de arte e a sua presença na esfera pública”
Mario Biagini participa do debate on-line:“É preciso mudar radicalmente a própria concepção de arte e a sua presença na esfera pública” | Foto: Divulgação

Para Maria Fernanda Coelho, uma das idealizadoras do Ciclo, o festival cumpre sua missão ao realizar trocas que possibilitam ampliar a visão sobre pessoas e populações em situações diversas. “A arte da (e na) rua também invade o universo virtual. Celebramos e buscamos, juntos, caminhos que de alguma forma nos fortaleçam”, completa.

Assim como as outras ações do Ciclo, o encontro virtual foi se transformando diante dos desafios impostos pela pandemia. A proposta inicial era que o primeiro encontro da programação batizada de “Cartão de Visitas” acontecesse no ambiente virtual, mas que, em dezembro, houvesse uma versão presencial. O endurecimento dos protocolos de saúde levou toda a organização do evento a procurar, junto com Open Program, alternativas para que tudo não parasse, mesmo com o avanço da pandemia nos dois continentes.

Para Mario Biagini, diretor associado do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e fundador do Open Program, “neste momento é essencial, como artistas e ocupantes de espaços públicos, rever drasticamente e renovar radicalmente a própria concepção de arte, e a presença na esfera pública”.

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e em fase de captação, o Ciclo procura patrocinadores, pessoas – físicas e jurídicas – que acreditam nos propósitos do movimento e dispostas a investirem recursos para fortalecer a arte e o fazer cultural em Londrina. “Queremos ser uma oportunidade diferente e surpreendente para as empresas que, assim como nós, saem mais inspiradas e cheias de esperança depois de meses de muita luta. Procuramos companhia para o novo em um mundo que começa a se abrir e redescobrir tantas coisas”, destaca Patrícia Braga Alves, da Palipalan Arte e Cultura, entidade organizadora do Ciclo.

Serviço:

Ciclo – Encontro virtual: “Ações que sustentam a vida: Arte & Cultura em situação de rua”

Quando – Quinta-feira (19), às 10 horas

Onde – Plataforma Zoom por este link

Ou na página do Ciclo no Facebook: www.facebook.com/circuitoarteconceitolondrina

Gratuito