Ciclo no Telecine exibe clássicos do western
PUBLICAÇÃO
domingo, 24 de outubro de 1999
Por Luiz Carlos Merten 
São Paulo, 25 (AE) - Houve um tempo em que o western era tão popular que chegou a ser chamado de "gênero americano por excelência". Maldito depois que o fracasso de público de "Portal do Paraíso", de Michael Cimino, levou a empresa United Artists à bancarrota no começo dos anos 80, o western ressurgiu nos 90 com os dois Oscars atribuídos a "Dança com Lobos", de Kevin Costner, e "Os Imperdoáveis", de Clint Eastwood, mas não recuperou o antigo brilho, até porque o cinema americano atual está muito ligado em efeitos especiais para valorizar a essência do gênero baseado no homem a cavalo, com uma pistola na pradaria imensa.
John Ford e Howard Hawks talvez tenham sido os maiores de todos os diretores de westerns, mas há autores que são fundamentais por sua contribuição ao cinema do Oeste. Um deles é
com certeza, Anthony Mann, a partir de hoje homenageado pelo Telecine 5 (Net-Sky) com um ciclo formado por cinco de seus melhores filmes. O western, segundo Mann, é uma mistura de film noir e psicanálise, caracterizando-se pela extraordinária utilização da natureza, que participa (e até amplia) os conflitos de seus filmes.
Jean-Luc Godard idolatrava Mann nos seus tempos de crítico. Dizia que era o diretor que melhor sabia criar o personagem no plano externo. Godard também dizia que, no plano interno, ninguém superava Nicholas Ray, o poeta do olhar. E provocava: se fosse possível juntar os dois o resultado seria, com certeza, o maior de todos os diretores de cinema. Televisão - O ciclo do Telecine 5 começa hoje com "Winchester 73". Prossegue amanhã (26) com "Almas em Fúria", que proporciona um grande papel a Barbara Stanwyck, e depois com "E o Sangue Semeou a Terra" e "Região do àdio", para terminar na sexta com "O Homem do Oeste".
Cinco filmes - a metade da obra de Mann no western. Essa obra é tão poderosa que torna o ciclo do Telecine 5 imperdível para fãs do grande cinema em geral e não apenas de faroestes.


