Cláudia Barberato
De Chicago
É preciso uma semana para conhecer Chicago, a terceira maior cidade dos Estados Unidos, que fica no Estado de Illinois, a oito horas de vôo de São Paulo. Chicago agora está virando o must da América do Norte. ‘‘A moda não é mais ir para Nova York e sim para Chicago,’’ garante a agente de viagem Daniela Negro.
É uma cidade típicamente americana onde não se encontra muito (ainda) turistas brasileiros. Os preços são convidativos e, dependendo da época da visita, há muita liquidação, especialmente no final do verão, nos meses de agosto e setembro, antes do inverno.
A primeira neve aparece no final de outubro, ainda no outono, e as temperaturas já começam a cair rapidamente. No inverno o termômetro chega a registrar até 25 graus abaixo de zero e, no verão, sobre até 43 graus centígrados.
Chicago foi colonizada por franceses. Os primeiros lotes foram comercializados em 1830 para financiar a construção do canal que liga o Lago Michigan com o Mississipi, o que aumentou a importância econômica da cidade. Hoje, em alguns lugares, fica difícil distinguir área rural de urbana, tamanho a modernidade. A cidade perdeu o ar de Al Capone dos anos 30 e o que se vê nas ruas são muitas construções novas, organizadas, a fim de facilitar a vida de 3,3 milhões de pessoas que vivem na região central.
Chicago fica no Estado de Illinois e embora seja a terceira cidade dos Estados Unidos e a maior de seu Estado não é a capital, mas funciona como um dos mais importantes centros financeiros do País. Hoje, é considerada a capital financeira do Meio-Oeste com mais de 300 bancos sendo que 40 deles são estrangeiros. A capital do Estado de Illinois é Springifield. O Estado tem todas as rodovias privatizadas e um carro pequeno, por exemplo, paga US$ O,40 no pedágio.

mockup