No sentido figurado, Titãs faz referência a pessoas ou objetos que se destacam pelo seu extraordinário poder, importância ou dimensão. Com uma trajetória que ultrapassa quatro décadas de sucesso e inspiração, a banda Titãs soma gerações de admiradores por suas letras, músicas e inventividade.

Integrante da lista das últimas cidades a receberem o show dos Titãs em 2023, Londrina segue na expectativa para esta sexta-feira (8), quando a banda faz sua apresentação na cidade, às 21 horas, no Estádio do Café. Após Londrina, a turnê “Titãs, encontro para dizer adeus” segue para Uberlândia, onde se apresenta no domingo (10). Depois será a vez de Porto Alegre (12), que está com ingresso esgotados.

LEIA TAMBÉM:

FEL garante preservação do gramado do Café durante show dos Titãs

De acordo com o site de vendas, ainda há ingressos em Londrina, onde fãs da região também vão assistir ao show. Fã do grupo, Jefferson Oliveira recorda-se que o show que assistiu foi há 25 anos e diante do anúncio dos Titãs, decidiu que iria ver de perto essa despedida. "Vou na pista vip com minha namorada."

Além de canções como "Epitáfio", do álbum "A Melhor Banda de Todos Os Tempos Da Última Semana", de 2001, Oliveira sabe que o repertório será uma alegria e tanta para todos, já que a banda sagrou-se com sucessos ao longo de sua trajetória que já ultrapassa 40 anos. "Também estou torcendo para que o clima colabore e não chova", expõe.

Reunindo Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto, a programação vai até o último dia do ano: Em 16/12 Teresina(PI) , no Theresina Hall. No dia 17, em São Luís (MA), no Pavilhão do Multicenter Sebrae. De 21 a 23 em São Paulo, (SP), no Allianz Parque. Após breve parada, retomam a agenda em 28/12, em Florianópolis (SC), Arena Opus e no último dia do ano, em 31 de dezembro, estarão em Fortaleza, CE, no Reveillon de Fortaleza.

Palco foi montado durante a semana no Estádio do Café que deverá receber milhares de pessoas
Palco foi montado durante a semana no Estádio do Café que deverá receber milhares de pessoas | Foto: Roberto Custódio

TITÃS DO IÊ-IÊ

Desde agosto, quando anunciado o show em Londrina, a reportagem tentou contato com a assessoria e o único retorno foi que a mensagem fosse direcionada para um email, também não atendido.

De acordo com a página oficial da banda, a origem do nome tem relação com os primeiros ensaios, realizados na biblioteca da casa dos pais de Tony Belotto, onde havia livros como Titãs da Ciência, Titãs do Esporte, Titãs da Literatura, entre outros, e isso os inspirou a criar o nome Titãs do Iê-Iê.

Paulo Miklos descreve o início da banda assim: "A gente já tinha claro que o barato era a coisa criativa, aquilo que a gente podia criar juntos, e defender essa criação sem preconceitos. A gente tinha toda essa carga de informação, adorava o Arrigo [Barnabé], o Itamar [Assumpção], essa vanguarda paulista [N.R. de músicos paranaenses, na verdade]. Eu queria fazer umas frases dodecafônicas! A gente tinha uma proximidade também com a poesia concreta do Augusto [de Campos], o Arnaldo [Antunes] é um cara que estudou as coisas.

DESPEDIDA PELOS QUATRO CANTOS

Quando o grupo começou a se apresentar em 2022, o plano era fazer dez shows de despedida. Com o sucesso de vendas, o número de datas aumentou e mais de 600 mil pessoas assistiram ao Encontro.

Com a proposta de reconstituir memórias e, ao mesmo tempo, formar novas lembranças, os músicos tem renovado a plateia e é a grande a satisfação do público sobre a qualidade das apresentações.

Idealizadoras da turnê, a 30e a Bônus Track, seriam apenas 10 shows, mas a recepção do público à turnê “Titãs encontro – Todos ao mesmo tempo agora”, iniciada em abril passado, repercutiu a ponto de a agenda se estender ao longo deste 2023.

Assim, as 10 apresentações iniciais tornaram-se 47, com direito a passagens por Estados Unidos e Portugal. Só não está no palco Marcelo Fromer, morto em 2001 e, de acordo com quem viu e escreveu sobre o show, entram hits como “Sonífera ilha”, “Epitáfio”, “Pra dizer adeus” e “Cabeça dinossauro”. E também o single como “Domingo”, do disco homônimo lançado em 1985.

SERVIÇO

Titãs Encontro – Pra Dizer Adeus

Quando: sexta (8), às 21 horas.

Onde: Estádio do Café - Avenida Henrique Mansano, 889

Valor dos ingressos varia, confira na Eventim

Sobre meia-entrada também confira as regras na plataforma