Chama o síndico
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de abril de 2009
Karina Craveiro<br> TV Press 
A equipe ''Som Brasil'' queria homenagear Tim Maia há muito tempo. Mas só agora, no primeiro programa do ano, conseguiu emplacar um especial dedicado ao cantor de ''Primavera'', ''W/Brasil'' e ''Telefone''. Ícone da música brasileira, Tim já foi homenageado inúmeras vezes em outras atrações, mas nunca tinha sido tema do programa. Luiz Gleiser, diretor do ''Som Brasil'' afirma que desde que recomeçaram a gravar, o nome de Tim estava na lista. Mas que por vários motivos, o projeto ainda não havia se concretizado. Um deles foi o programa ''Por Toda a Minha Vida'', que há dois anos já dedicara um episódio ao cantor. Não seria possível saudar Tim duas vezes no mesmo ano. E desta vez, o diretor garante que o tributo vai ser diferente de tudo o que o público já assistiu. ''Cada um aqui vai reinterpretar o Tim de sua maneira. É um programa que conta o legado de um grande artista. Não tem como dar errado'', garante.
Em um cenário com luzes de neon e formas geométricas que cortam o estúdio, lembrando instrumentos musicais, ficam quatro palcos, onde as quatro bandas convidadas estão posicionadas para a homenagem. O cantor Seu Jorge não esconde o entusiasmo de estar no programa pela primeira vez. Fã de Tim, ele o classifica como o grande pioneiro da ''black music'' no Brasil. ''Minha etnia foi impulsionada pelo nosso síndico. E é bacana lembrar dessa maneira honesta que ele tinha de se preocupar com a qualidade da música. Tenho a felicidade de participar disso'', afirma. No segundo palco, o filho de Tim, Léo Maia, acompanhado de sua banda, se concentra para relembrar as grandes interpretações do pai.
Do outro lado do cenário, nos dois palcos, ficaram a atriz e cantora Talma de Freitas, com a banda Instituto, e a cantora Taryn. Com todos reunidos, chegou a atriz Camila Pitanga, apresentadora do programa.
Com lugar cativo à frente do programa este ano, Camila diz estar animada com o tema, apesar do nervosismo. ''Já sei como funciona o mecanismo e isso ajuda. Só não diminui o frisson e o entusiasmo. É sempre diferente'', explica. A apresentação inicial termina e cada banda começa a gravar seu repertório. Cada um tem direito a três músicas de Tim. A cantora Taryn, que diz se inspirar no homenageado, espera com ansiedade sua vez de cantar. ''Sou a única cantora branca chamada para fazer essa homenagem e é uma honra pra mim. Sou uma branca de alma negra'', completa.
Acompanhada pelo grupo Instituto, Talma de Freitas interpreta canções da fase em que o cantor se aproximou do grupo místico Cultura Racional. ''Tim Maia é inesgotável e por mais homenagem que façam a ele, nada será igual, ele é eterno'', afirma. Camila encerra com um texto que remete a todas as exigências de Tim, pedindo mais grave, mais agudo, mais retorno, menos volume. ''Tim fica para sempre. Não importa que os anos passem'', completa.
- Som Brasil - Globo - 24 de abril, 23h


